Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A troca de baba entre as baleias foi acidentalmente capturada por cientistas que observaram e registaram as orcas selvagens (Orcinus orca) a morder as línguas umas das outras nos fiordes de Kvænangen, na Noruega.

"A interação... durou quase dois minutos e envolveu episódios repetidos de contacto oral suave, cara a cara", descreveu o cientista Javier Almunia, diretor da Fundação Loro Parque, ao meio internacional Scienc Alert.

Esse comportamento em orcas só tinha sido observado em cativeiro anteriormente, conforme registado num estudo de 2019.

"Nós documentamos o padrão 'mordida suave da língua', onde um animal toca a língua do outro com os dentes, mas não a morde", explicaram os investigadores naquela altura.

Durante o estudo com as baleias em cativeiro, os comportamentos de beijo foram iniciados principalmente pelos animais jovens, o que sugere uma brincadeira que pode ajudar a refinar as habilidades motoras e sociais.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Nenhuma das espécies demonstrou sinais de agressão durante essas interações. Portanto, embora os investigadores alertem que é difícil tirar conclusões de uma única observação, suspeitam que as orcas possam estar a usar esse comportamento para ajudar a manter laços sociais.

Alternativamente, o "beijo" pode ser uma forma de higiene social – como visto em primatas especulam Almunia e a sua equipa. Pode também ser uma tendência cultural ou um jogo que passa pelo grupo.

Além da limpeza com algas ou seixos, outros sinais de culturas distintas de orcas incluem diferenças regionais nos seus dialetos, preferências alimentares e técnicas de caça. Um grupo no Mediterrâneo desenvolveu até o hábito de atacar iates à vela.