
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O The Guardian nomeou algumas regras de conduta a ter no ginásio, que visam, sobretudo, a independência, autonomia e privacidade de cada atleta.
Entre as principais recomendações de etiqueta no ginásio destaca-se a proibição de filmar treinos — uma prática cada vez mais comum no TikTok. Os chamados influencers de fitness, ao gravarem os seus exercícios em espaços partilhados, acabam muitas vezes por expor outras pessoas sem o seu consentimento, captando-as em momentos vulneráveis.
Basta um tripé e uma câmara para inibir alguém de regressar ao ginásio.
Outra regra importante diz respeito ao uso de dispositivos móveis: é fundamental saber onde e como fazer chamadas telefónicas. Tal como em qualquer espaço público, deve evitar-se falar alto. Além de incomodar quem treina, isso pode comprometer a concentração e até aumentar o risco de lesões.
Também são comportamentos a evitar: chegar atrasado ou sair antes do fim das aulas de grupo, monopolizar equipamentos ou ocupar zonas de treino durante longos períodos sem estar efetivamente a treinar.
No que toca à interação entre utentes, há normas básicas de convivência a respeitar. Circular sem camisola, para além de pouco higiénico — já que o suor entra em contacto direto com os aparelhos —, pode gerar desconforto entre os restantes atletas. É essencial manter o espaço limpo e pronto para o próximo utilizador.
Nada disto impede, porém, a socialização. O ginásio pode ser um excelente local para conhecer pessoas novas. No entanto, qualquer situação de incómodo deve ser imediatamente comunicada ao staff.
Estas regras têm um único objetivo, o de tornar o ambiente do ginásio mais acolhedor e inclusivo, promovendo a prática regular de exercício físico, sem constrangimentos nem desculpas.
Comentários