Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

De acordo com a mesma publicação, os treinos ocorreram no início de 2023 e teriam como objetivo preparar o denominado "Grupo 1143", liderado por Mário Machado, para um hipotético cenário de guerra civil, que os membros do grupo acreditavam ser iminente.

Expresso refere ainda que existem suspeitas de tráfico de armas, utilizado para financiar atividades ilícitas ligadas a movimentos de extrema-direita.

As atividades descritas terão ocorrido sob a forma de "jogos de guerra", mas com recurso a armas de fogo reais, o que levanta sérias preocupações ao nível da segurança e do envolvimento de militares em funções.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Contactado pelo jornal, o Estado-Maior-General das Forças Armadas declarou “estar atento a eventuais situações”, sem, no entanto, comentar em detalhe o alegado envolvimento de efetivos militares nestas ações.

Grupo 1143

O Grupo 1143 é uma organização ultranacionalista e neonazi português, conhecidos pelo comportamento violento, racista e conservador.

Mário Machado é o principal rosto do grupo e também um influente dirigente dos Portugal Hammerskins, divisão nacional da rede nazi americana Hammerskin Nation, fundada oficialmente em 2005.

O grupo tem estado envolvido em ataques a migrantes e em contra-manifestações ilegais. Em junho de 2025, foram documentados treinos com armas de airsoft (simulacros de combate) no distrito de Palmela, como preparação de milícias.

A constituição de grupos de extrema-direita e a sua organização tem constituído uma das principais preocupações da Polícia Judiciária.