
“Por motivos alheios ao Cine Teatro João Verde, informamos que o espetáculo 'Ninguém' foi cancelado. Pedimos, desde já, desculpa e agradecemos a compreensão”, pode ler-se na publicação.
O cancelamento ocorre após o ator, de 69 anos, ter sido acusado de assédio sexual por ex-alunos da ACE - Escola de Artes, no Porto, onde foi docente.
Recorde-se que ao 24notícias, o ator António Capelo, sublinhou que tem conhecimento das denúncias online. "Vi através de uma página no Instagram gerida por pessoas anónimas, que não sei quem são, com depoimentos anónimos, que de facto me acusam de uma forma muito violenta".
"Falei ao meu advogado, até porque isto já se arrasta há um ano — houve uma outra página que andou também com este tipo de coisas —, e movemos uma queixa-crime contra esta página no Ministério Público", adianta. "Isto é um julgamento em praça pública absolutamente abominável".
António Capelo considera que está a "ser absolutamente pressionado com isto tudo". "Está a tornar-se um monstro na minha cabeça, não faz sentido nenhum. Acho isto um ato de injustiça profundo, estou absolutamente abismado. Não podem vir pessoas para o Instagram ou para o Facebook, pôr a minha cara, dizer que eu sou um predador sexual e que sou isto e aquilo, a partir de denúncias anónimas mal interpretadas, ainda por cima. Não pode ser".
Depois dos factos serem públicos, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) abriu um processo de averiguações à ACE - Escola de Artes, no Porto, após ter recebido uma denúncia sobre aquela instituição.
A direção da ACE demitiu-se após terem vindo a público testemunhos a dar conta de alegados casos de abusos por parte de professores daquela instituição ao longo de vários anos.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários