Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A Cadillac anunciou, através da rede social Instagram, a contratação de Valtteri Bottas e Sergio Pérez para a sua entrada na Fórmula 1. A decisão marca o regresso dos dois pilotos à grelha da Fórmula 1.

Mark Reuss, presidente da General Motors (empresa-mãe da Cadillac), afirma à BBC que a escolha foi motivada pelos resultados alcançados por ambos. As vitórias e os pódios dos pilotos foram determinantes para o que denominou de "uma combinação vencedora".

O currículo dos pilotos 

Valtteri Bottas, de 36 anos, soma 10 vitórias e 10 pole positions (quando um piloto inicia a corrida na primeira posição da grelha) conquistadas durante o período em que representou a Mercedes (2017-2021), ao lado de Lewis Hamilton. A última corrida foi pela Sauber, em 2024. Atualmente, desempenha funções como piloto de reserva da Mercedes.

Bottas vence corrida de qualificação do Grande Prémio de Itália de Fórmula 1
Bottas vence corrida de qualificação do Grande Prémio de Itália de Fórmula 1
Ver artigo

Sergio Pérez, de 35 anos, conta com seis triunfos na Fórmula 1: cinco ao serviço da Red Bull (2021-2024) e um com a Racing Point (atual Aston Martin), em 2020.  O mexicano rescindiu contrato com a Red Bull no final da temporada passada, apesar de ainda ter dois anos de vínculo, após a equipa considerar que já não oferecia o suporte necessário a Max Verstappen.

A aposta da Cadillac

Para Dan Towriss, diretor executivo da TWG Global, parceira da GM, a experiência dos dois pilotos foi decisiva: "A experiência, liderança e perspicácia técnica deles são exatamente o que precisamos. É uma honra contar com a confiança que depositam na marca e no projeto."

Sergio Pérez deixa Red Bull seis meses após renovar contrato
Sergio Pérez deixa Red Bull seis meses após renovar contrato
Ver artigo

Dan Towriss admitiu que havia outros jovens talentos em avaliação, mas reforçou a escolha: "Há um grupo de jovens pilotos muito talentosos, mas a liderança destes dois pilotos destacou-se".

Apesar de admitir que gostaria de contar com um piloto americano no futuro, sublinhou ainda que, para a estreia, a prioridade foi garantir "experiência comprovada e capacidade técnica" na Fórmula 1.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Reações dos pilotos

Em comunicado da equipa, Valtteri Bottas destacou a ambição da marca norte-americana: "A Cadillac é ambiciosa, mas também realista. É uma marca célebre, com um grande legado no automobilismo americano, e fazer parte da sua entrada no palco mundial da F1 é incrivelmente especial."

Já Sergio Pérez salientou a determinação do projeto: "Desde as nossas primeiras conversas, pude sentir a paixão e a determinação por trás deste projeto."