Sofia Ramalho sucede a Christoph Steinebach, da Alemanha, e torna-se na segunda portuguesa a liderar a EFPA, depois de Telmo Mourinho Baptista, antigo bastonário da OPP, que ocupou o cargo em 2015.

O novo board da EFPA é composto por Sofia Ramalho (Portugal) como presidente, John Francis Leader (Irlanda) e Ole Tunold (Noruega) como vice-presidentes, e ainda pelos vogais Caterina Arcidiacono (Itália), Robertas Povilaitis (Lituânia), Lotte De Schrijver (Bélgica) e Valbona Treska (Albânia).

Após a eleição, Sofia Ramalho destacou o reconhecimento europeu do trabalho desenvolvido pela OPP e pelos psicólogos portugueses, sublinhando a importância da psicologia na promoção da saúde psicológica, do bem-estar, do desenvolvimento e da coesão social. “É bom sentir o reconhecimento da trajetória já percorrida”, afirmou em comunicado enviado ao 24notícias (anteriormente SAPO24), deixando ainda um agradecimento pelo apoio das associações congéneres europeias.

A eleição contou também com a presença da vice-presidente da OPP, Alexandra Antunes, e dos vogais Renato Gomes Carvalho e Raquel Raimundo.