Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Um sismo de magnitude 5,5 na escala Richter abalou, na manhã desta segunda-feira, a costa de Almeria, em Espanha.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol, o sismo teve epicentro no Mediterrâneo, na zona de Cabo de Palos, a dois quilómetros de profundidade e ocorreu pelas 7h13 locais (6h13 em Lisboa).

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Não há registo de danos até ao momento, embora o terramoto tenha sido sentido em quase 300 cidades, sobretudo nas províncias de Almeria, Granada, Málaga e Jaén.

O serviço 112 da Agência de Emergências da Andaluzia recebeu mais de 30 chamadas relacionadas com o terramoto e foi ativado o sistema de alerta sísmico do Android, enviando notificações automáticas para os telemóveis dos moradores das províncias de Almería e Granada, apesar de também ter sido sentido em Múrcia e outros locais.

Recorde-se que segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).