Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Piratas informáticos russos assumiram o controlo de uma barragem norueguesa no início deste ano, abrindo uma comporta e libertando água durante quatro horas sem que o incidente fosse imediatamente detetado, revelou o Serviço de Segurança da Polícia da Noruega (PST).
Segundo o The Guardian, a infraestrutura, responsável pela produção de eletricidade, libertou cerca de 500 litros de água por segundo durante o período em que esteve vulnerável, até a operação ser interrompida.
Apesar da gravidade potencial, não se registaram feridos nem danos materiais, uma vez que o nível de água no rio e na barragem estava significativamente abaixo da capacidade máxima.
Pela primeira vez, as autoridades norueguesas apontaram oficialmente Moscovo como responsável pelo ataque.
O ataque terá sido acompanhado pela divulgação, na rede social Telegram, de um vídeo com três minutos, alegadamente produzido pelos autores e marcado com o nome de um grupo de cibercriminosos pró-russos.
De acordo com a unidade de combate ao crime organizado da polícia norueguesa, Kripos, este grupo reúne vários indivíduos com histórico de crimes cibernéticos e já foi associado a múltiplos ataques contra empresas ocidentais nos últimos anos.
Comentários