Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A votação, que estava prevista para as próximas semanas, fazia parte de um entendimento alcançado no verão passado entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e Donald Trump, assinado no campo de golfe de Turnberry, na Escócia. O acordo previa a aplicação de tarifas de 0% a produtos industriais dos Estados Unidos.

Acordo comercial entre EUA e UE em risco após nova ameaça de Trump
Acordo comercial entre EUA e UE em risco após nova ameaça de Trump
Ver artigo

Segundo uma fonte do Parlamento Europeu, revela o The Guardian, os principais eurodeputados da Comissão de Comércio Internacional devem anunciar esta quarta-feira a suspensão formal do processo de ratificação, após um entendimento entre os maiores grupos políticos da instituição.

Francisco Assis, deputado europeu eleito pelo PS, diz que "o mundo está neste momento confrontado com um problema que os Estados Unidos vão ter de resolver" é que "Trump está com um sério desequilíbrio psíquico". A Europa não pode aceitar a chantagem feita pelo presidente americano, não se pode negociar com uma pessoa assim, acrescentou.

A decisão ganhou força no fim de semana, quando o líder do maior grupo político do Parlamento Europeu, o Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, defendeu publicamente o adiamento da aprovação do acordo. “O PPE é favorável ao acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, mas tendo em conta as ameaças de Donald Trump relativamente à Gronelândia, a aprovação não é possível nesta fase”, afirmou Manfred Weber, reagindo a uma publicação do Presidente norte-americano na rede social X.

Socialistas, liberais centristas e eurodeputados dos Verdes já tinham anteriormente apelado à suspensão do acordo, considerando incompatíveis as declarações de Trump sobre a Gronelândia com o avanço de um entendimento comercial desta natureza.

___

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.