Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O novo gabinete ficará instalado junto da Delegação da União Europeia em Kiev, simbolizando, segundo Metsola, a vontade de “estar presente no terreno, a trabalhar lado a lado com a Ucrânia todos os dias”. Perante os deputados da Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano), a responsável sublinhou: “O Parlamento Europeu estará firmemente ao vosso lado até que a paz seja garantida, a liberdade restaurada e a Ucrânia ocupe o seu lugar de direito na família europeia. Estamos aqui convosco e aqui ficaremos. Nunca vão andar sozinhos”.
A criação desta presença permanente já estava prevista no Memorando de Entendimento assinado em novembro de 2023 entre o Parlamento Europeu e ucraniano, que reforçou a cooperação iniciada em 2015 e considerada essencial para preparar a integração política da Ucrânia na União.
Desde a invasão russa, em fevereiro de 2022, o Parlamento Europeu tem intensificado as iniciativas de diplomacia parlamentar, promovendo intercâmbios entre comissões, ações de capacitação e medidas de solidariedade. Após a Ucrânia obter o estatuto de país candidato à UE em junho de 2022, a cooperação foi ainda mais estreita.
Em setembro de 2025, os eurodeputados reiteraram o apoio incondicional à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia, defendendo que qualquer solução de paz deve respeitar a vontade do povo ucraniano e não ser imposta por outros atores internacionais.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários