
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo noticia o jornal britânico The Guardian, a greve convocada pelo principal sindicato francês do setor, o SNCTA, vai decorrer entre 7 e 10 de outubro, reduzindo de forma significativa a capacidade do espaço aéreo na Europa Ocidental.
Os voos entre o Reino Unido, França e vários destinos de férias no Mediterrâneo — como Espanha, Itália e Grécia — deverão ser os mais afetados, já que muitas dessas rotas sobrevoam território francês.
Críticas à Comissão Europeia
O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, voltou a exigir à União Europeia medidas para proteger os sobrevoos durante greves nacionais.
“Não podemos ter uma situação em que existe um mercado único e esse mercado fecha sempre que os franceses fazem greve”, afirmou O’Leary, citado pelo The Guardian. “Eles têm o direito à greve, mas se os voos têm de ser cancelados, então que sejam os que chegam ou partem de França, não os sobrevoos”.
O responsável pediu à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para agir e defendeu que o organismo europeu de gestão de tráfego aéreo, Eurocontrol, poderia assumir os sobrevoos durante períodos de greve.
Impacto crescente
Outras companhias aéreas ainda não avançaram com estimativas sobre o impacto, mas alertaram para potenciais atrasos significativos.
A Ryanair recorda que já a 18 de setembro, uma greve de sindicatos menores em França provocou atrasos em 190 voos, afetando cerca de 35 mil passageiros.
Na quinta-feira, cerca de 30 voos da transportadora foram cancelados, incluindo alguns apenas de sobrevoo do espaço aéreo francês.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários