
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O Comando Territorial de Aveiro da GNR, através do Posto Territorial de Ílhavo, deteve hoje uma jovem de 16 anos por incêndio florestal, após ter sido surpreendida a atear fogo a peças de vestuário numa área de mato no concelho de Ílhavo.
A detenção ocorreu no seguimento de um alerta para um foco de incêndio. Os militares deslocaram-se de imediato ao local, onde identificaram a jovem em flagrante, ainda no ato de queimar os objetos. A suspeita foi detida no momento e, posteriormente, constituída arguida, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Ílhavo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça em comunicado, que as queimas e queimadas continuam a ser uma das principais causas de incêndios rurais em Portugal. Em períodos de perigo de incêndio "muito elevado" ou "máximo", como o que atualmente se vive em várias regiões do país, a sua realização é estritamente proibida.
A GNR recorda que todas as ações de queima estão sujeitas a autorização ou comunicação prévia, dependendo das condições meteorológicas e do nível de risco, e recomenda:
- Seguir todas as regras de segurança;
- Estar sempre acompanhado;
- Ter telemóvel consigo para contacto de emergência.
- Para denúncias ou pedidos de esclarecimento sobre práticas de queima e proteção ambiental, a GNR disponibiliza a Linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520, em funcionamento permanente.
Comentários