
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Reino Unido – Acordo fechado em maio. Estabelece uma tarifa base de 10% sobre a maioria dos produtos britânicos exportados para os EUA, com algumas isenções.
Vietname – Acordo de 2 de julho. Impõe uma tarifa de 20% sobre produtos fabricados no Vietname e 40% sobre produtos de outros países que passem pelo Vietname antes de entrar nos EUA.
Indonésia – No início de julho, os EUA e a Indonésia acordaram que Jacarta eliminará quase todas as tarifas sobre bens americanos, enquanto os produtos indonésios entrarão nos EUA com uma tarifa de 19%.
Japão – Parceiro comercial de peso para os EUA, os produtos japoneses terão uma tarifa de 15% à entrada no mercado americano, segundo o novo acordo.
Filipinas – Na semana passada, foi fechado um acordo que impõe tarifas de 19% sobre importações das Filipinas para os EUA, mas os produtos americanos não pagarão tarifas ao entrar no país asiático.
Estes acordos fazem parte da estratégia de Trump de reformular as relações comerciais internacionais dos EUA com base na reciprocidade e protecionismo económico.
Depois de ontem os EUA terem chegado a acordo com a União Europeia fica a faltar o acordo sobre tarifas no álcool, França e Países Baixos querem isenções para vinho e cerveja. E estão em curso novas rondas com México, Canadá e China.
Comentários