
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O tema do elevador continua sem esclarecimentos públicos sobre dois incidentes ocorridos no ano passado e sobre alegadas falhas de manutenção reportadas à Câmara Municipal de Lisboa (CML). A oposição, que inclui PS, BE, Livre, Cidadãos por Lisboa e PCP, solicitou uma reunião extraordinária para esta semana, mas o presidente da Câmara, Carlos Moedas, reagendou o encontro para 13 de outubro, às 16h00, um dia depois das eleições autárquicas a 12 de outubro.
A decisão de Moedas surge após a divulgação, no fim de semana pela CNN, de dois incidentes anteriores que não tinham sido confirmados pela Carris e de um pedido de reunião da comissão de trabalhadores da transportadora pública, que relatava problemas gerais na manutenção do material circulante.
"A data agendada é a data mais cedo possível para não partidarizar um tema que deve merecer todos os esclarecimentos técnicos, como assim tem sido feito", afirmou Carlos Moedas, em resposta escrita sobre este tema enviada à agência Lusa.
Para o PS-Lisboa, “é inadmissível e inaceitável” que o autarca “ache que pode impedir o escrutínio”, considerando a atitude um “simulacro de escrutínio assente numa falta de transparência total”, diz o Expresso. Os vereadores socialistas sublinham que a transparência é fundamental para respeitar a memória das vítimas e restaurar a confiança nas infraestruturas de transporte público.
Rui Tavares, vereador do Livre, classificou a decisão de “deplorável” e sugeriu que Carlos Moedas “tem medo” do que possa ser discutido na reunião. Segundo o responsável do Livre, a oposição pode ainda recorrer ao direito potestativo para agendar o encontro antes do início oficial da campanha eleitoral, dado que devido ao período eleitoral já não há reuniões ordinárias do executivo camarário. Desta vez, assumem vir a aplicar o direito potestativo que pode ser ativado por seis vereadores.
O PCP exigiu, através de um email ao presidente da CML, citado pelo Expresso, que sejam prestadas “com carácter de urgência” todas as informações necessárias sobre as contradições entre o que foi comunicado pelo presidente da CML e o Conselho de Administração da Carris e o que realmente terá acontecido, defendendo que a reunião extraordinária ocorra “o mais rapidamente possível”.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários