
O apelo à doação continua e o IPST, de forma a poder manter as reservas em níveis adequados no verão e dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de transfusões sanguíneas para viver, inicia a campanha “Verão é tempo de descansar, mas a ajuda não pode parar! Dê Sangue! Nestas férias, seja o herói que os doentes precisam”, o IPST está a realizar até 15 de setembro sessões de colheita em todo o país, “em zonas onde habitualmente se concentram muitas pessoas de férias”.
Sublinhando que “os meses de agosto e setembro são aqueles em que a maioria das pessoas goza o seu merecido descanso”, o IPST apela à população que, antes ou durante as férias, faça uma dádiva de sangue, para poder “manter as reservas de sangue em níveis adequados e dar resposta às necessidades dos doentes”.
O instituto lembra que “dar sangue é um gesto simples, sem contraindicações para adultos saudáveis”, que têm de ter mais de 18 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e ser saudável. No momento da dádiva, realça, “é importante estar bem hidratado e alimentado”.
O IPST passou a publicar semanalmente, à segunda-feira, a situação das reservas em www.dador.pt para que os dadores regulares e os dadores de primeira vez possam inteirar-se da situação e realizar a sua dádiva de sangue.
Comentários