Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Capaz de identificar, via radiofrequência, zonas florestais com maior risco de incêndio, o projeto nasceu com o objetivo de “preservar o património natural, proteger a população e inovar tecnologicamente”, segundo os autores.

O prémio para os vencedores incluiu um cheque de 1.500 euros, diplomas e ofertas dos promotores parceiros. A professora orientadora, Ana Paula Fernandes, e a própria escola também receberam prémios individuais.

O 2.º lugar foi atribuído à equipa EPSWater, da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Santarém), pelo desenvolvimento de uma embarcação autónoma para monitorização da qualidade da água dos rios, premiada com 1.000 euros.

O 3.º lugar foi para a equipa RFExplorers, da Didáxis – Cooperativa de Ensino (Vila Nova de Famalicão), que apresentou uma estação meteorológica que transmite dados ambientais via radiofrequência. O projeto rendeu ao grupo um prémio de 500 euros.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao Colégio Cedros (Vila Nova de Gaia), pela pulseira Guardian Angel, um dispositivo que deteta quedas de idosos e envia alertas por WiFi.

A final decorreu no Centro de Congressos do IST e contou com 36 equipas finalistas, envolvendo 137 alunos e 32 professores, oriundos de 29 escolas de 11 distritos e 2 regiões autónomas.