Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Segundo o estudo realizado pela Kaspersky (empresa global de cibersegurança e privacidade digital), intitulado Reality Check, quase metade dos millennials publicam atualizações da sua vida primeiro no digital e só depois pessoalmente. A geração entre os 27 e os 43 anos procura cada vez mais validação e apoio emocional através das redes sociais.

Contudo, ainda não abandonaram as interações genuínas e citando o relatório, "afirmam ter cerca de oito relações próximas e significativas online, em comparação com aproximadamente 12 ligações presenciais". A confiança e a compreensão genuína das ligações pessoais continuam a ser prioridade.

A privacidade na era digital 

O estudo salienta que 47% desta geração se sente à vontade para partilhar informações sensíveis ou pessoais online. Marc Rivero, investigador da Kaspersky, alerta para o risco de exposição e ameaças à privacidade, tornando as pessoas mais vulneráveis ao roubo de identidade.

Dos millennials, 71% consideram-se os membros do agregado familiar com maior literacia digital, o papel desta geração vai para além da garantia da sua privacidade, mas também de quem os rodeia: "91% geriram ou ajudaram outros com a sua presença e/ou práticas digitais".

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Recomendações para uma navegação segura

A ciberpsicóloga e colaboradora na criação do estudo, Ruth Guest, aponta para a necessidade de ligação e validação inata ao ser humano. Argumentando que o smartphone vem alimentar o comportamento com um "fluxo constante de gostos, comentários e partilhas" e que não é de estranhar olhar-se para este como uma "plataforma de auto-expressão". Esta dependência leva à perda de identidade, pois todos mostram uma "versão polida e idealizada de si "para parecerem "socialmente desejáveis".

Desfrutar das interações online da forma mais segura passa por uma verificação das identidades dos perfis nas redes sociais; procurar fontes de informação fidedignas; gerir informações pessoais; ter cuidado com a marcação geográfica e atenção aos dados partilhados sobre terceiros; adquirir informação sobre burlas digitais; utilizar palavras-chave fortes e manter atualizações em aplicações para corrigir falhas e problemas relacionados com a segurança.