1864 - O ministro João Crisóstomo publica a primeira reforma do ensino técnico em Portugal.
1893 - É autorizada a criação do Museu Etnográfico Português, proposto por José Leite de Vasconcelos.
1894 - É criado o Comité Olímpico Português.
1922 - Catorze repúblicas da Rússia constituem a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
1954 -- Luta pela independência da Argélia. A França envia 20 mil soldados para o território.
1957 - É inaugurada a Agência Europeia de Energia Nuclear.
1960 -- É fundada a Frente de Libertação do Vietname do Sul.
1962 - É aprovado o fim da exploração do estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa.
1964 - A PIDE prende dezenas de cidadãos moçambicanos. Entre os presos contam-se o poeta José Craveirinha e o artista plástico Malangatana.
1965 - Morrem vinte pessoas no choque frontal de dois comboios entre as estações de Sintra e do Algueirão.
1968 -- Morre o escritor norte-americano John Steinbeck, autor de "As Vinhas da Ira", Prémio Nobel da Literatura em 1962. Tinha 66 anos.
1970 - Wladyslaw Gomulka demite-se da chefia do partido comunista polaco, depois de uma semana de tumultos contra o aumento do preço dos produtos alimentares.
1973 -- Morre, aos 70 anos, o primeiro-ministro espanhol Luís Carrero Blanco, numero dois do regime ditatorial franquista, num atentado à bomba em Madrid.
1983 - É aprovado o Plano de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Transformadora Portuguesa.
-- O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução que exige a retirada imediata das tropas sul-africanas de Angola.
1987 - Morrem cerca de 1.500 pessoas, no choque de um ferry boat com um petroleiro, nas águas de Manila. É o acidente marítimo mais grave, depois do Titanic, num cenário de paz.
1989 - Os EUA lançam a Operação Causa Justa, enviando tropas para o Panamá, para o derrube do governo de Manuel Noriega, antigo agente da CIA, traficante de droga.
- O Governo do ditador romeno Nicolai Ceausescu declara o estado de emergência.
1992 - O angolano Joaquim Pinto de Andrade recebe o prémio Pax Christi Internacional.
1994 - Morre a escritora portuguesa Fernanda de Castro, aos 94 anos.
- O exército russo ataca Grozni, capital da Tchetchénia.
1996 -- Morre, com 62 a nos, o astrónomo norte-americano Carl Sagan, autor de "Cosmos".
2002 - O Tribunal Constitucional "chumba" o diploma do Governo português que substitui o Rendimento Mínimo Garantido pelo Rendimento Social de Inserção.
2003 - Morre a fadista Maria Amorim, aos 67 anos.
- Morrem doze pessoas no acidente de um autocarro alemão na autoestrada Bruxelas-Paris, no posto fronteiriço franco-belga de Hensies.
2004 -- O Tribunal de Apelo do Chile ratifica o mandado de prisão do ex-ditador Augusto Pinochet.
2005 - Começam a ser julgados em Belgrado cinco ex paramilitares sérvios acusados de envolvimento no massacre de Srebrenica, em 1995.
2006 - A nova Lei da Imigração é aprovada na generalidade no Parlamento.
- A União Europeia cria um número telefónico direto, comum e gratuito -- 116000 -- para a comunicação de casos de crianças desaparecidas na Europa.
- A polícia iraquiana encontra os cadáveres de 76 pessoas atingidas a tiro e com sinais de tortura em diferentes bairros de Bagdad.
2007 - O editor Christian Bourgois, conhecido por ter divulgado em França os autores da "Beat generation" norte-americana, morre em Paris, aos 74 anos
2008 -- Morre, aos 83 anos, o cineasta norte-americano Robert Mulligan, nomeado para o Óscar de Melhor realizador pelo filme "To Kill a Mockingbird (Na Sombra e no Silêncio)", de 1962.
- Morre Olga Lepshinskaya, antiga primeira-bailarina do Ballet Bolshoi, durante trinta anos. Tinha 92 anos.
2010 - Morre, aos 91 anos, o jornalista desportivo Aurélio Márcio.
- Enzo Bearzot, italiano, antigo futebolista do Inter de Milão, Catânia e Torino, e ex-selecionador que conquistou para a Itália o título mundial de 1982, morre aos 83 anos.
2011 - A justiça alemã condena dois ex-executivos da Ferrostal a dois anos de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de coimas por suborno de funcionários públicos estrangeiros, na venda de submarinos a Portugal e à Grécia.
2012 - Morre Ivo Mayer, pianista de jazz e considerado "o precursor da fotografia de jazz em Portugal". Tinha 84 anos.
2013 - A maioria PSD/CDS-PP e o PS aprovam a reforma do Código do IRC em votação final global, com os votos contra de PCP, BE e "Os Verdes".
2015 - O Partido Popular (PP) ganha as eleições espanholas com 123 deputados e 28,7% dos votos, seguido do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), com 90 deputados e 22%, depois de escrutinados 99,5% dos boletins.
- O Governo e o Banco de Portugal decidem a venda da atividade do Banif e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros.
2016 - O grupo extremista Estado Islâmico reivindica o atentado num mercado de Natal em Berlim, que provocou a morte a 12 pessoas e dezenas de feridos.
- As ex-ministras timorenses, Emília Pires e Madalena Hanjam, são condenadas respetivamente a sete e a quatro anos de cadeia pelo crimes de participação económica em negócio, sendo ambas absolvidas pelo crime de administração danosa.
================.
Este é o tricentésimo quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 11 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: "Já não há beleza nem consolação alguma exceto no olhar que, ao virar-se para o horror, o defronta e afirma a possibilidade do melhor". Theodor W.Adorno (1903-69), filósofo alemão.
Lusa/Fim.
Comentários