Este dia é dedicado a São Francisco de Borja, Religioso, e aos Santos Veríssimo, Máxima e Júlia, Mártires.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 09, às 04:47.
O Sol nasce às 07:34 e o ocaso regista-se às 19:16.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 10:26 e 23:21, a baixa-mar, às 03:41 e 16:38.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Balança, destacando-se o estadista português Pina Manique (1733) e os escritores norte-americanos Thomas Wolfe (1900) e Gore Vidal (1925). Nesta data, em 1226, morria São Francisco de Assis.
Em 1910, o neurocirurgião português Miguel Bombarda, militante republicano, era assassinado no Hospital de Rilhafoles por um doente. Em 1929, o nome do Reino Servo-Croata-Esloveno era mudado para Jugoslávia. Em 1932, o Iraque aderia à Liga das Nações, com o termo do mandato britânico.
Em 1941, na II Guerra Mundial, o líder nazi alemão Adolfo Hitler anunciava a derrota da URSS. Em 1952, o Reino Unido testava a sua primeira bomba atómica, ao largo da costa da Austrália. Em 1954, a assembleia da Nato autorizava a entrada da Alemanha Ocidental na organização. Em 1962, os EUA encerravam os portos a todos os navios que transportassem mercadorias para Cuba.
Em 1976, Paulo VI canonizava a beata portuguesa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. Em 1977, a ex-primeira-ministra indiana Indira Gandhi era detida em Nova Deli sob a acusação de corrupção. Em 1981, os membros do Exército Republicano Irlandês, detidos na prisão de Maze na Irlanda do Norte, punham termo à greve de fome. Dez prisioneiros tinham morrido, nos sete meses anteriores.
Em 1985, era constituída a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (CONFAGRI). Em 1989, cidadãos da Alemanha de Leste partiam em direção a Praga, na esperança de atingirem o Ocidente. Em 1990, Mário Soares anunciava a recandidatura à Presidência da República Portuguesa. Na mesma data, dava-se a reunificação da Alemanha, após 45 anos de separação.
Em 1991, o Prémio Nobel da Literatura era atribuído à escritora sul-africana Nadine Gordimer. Em 1994, as eleições presidenciais no
Brasil davam a vitória ao senador Fernando Henrique Cardoso. Em 1995, o antigo jogador de futebol norte-americano OJ Simpson, acusado de ter morto a mulher e um amigo desta, era absolvido em Los Angeles.
Em 1996, o Prémio Nobel da Literatura era atribuído à poetisa polaca Wislawa Szymborska, 73 anos. Em 2001, forças norte-americanas e britânicas partiam para o primeiro ataque ao Afeganistão e o Rali de Portugal era excluído do Campeonato do Mundo. Em 2003, morria o escritor e ilustrador norte-americano William Steig, 95 anos, criador de "Shrek".
Em 2004, o XIV Congresso do PS dava a vitória à lista do secretário-geral eleito, José Sócrates, para a Comissão Nacional, com 81,74% dos votos. No mesmo dia, em Alcochete, escavações revelavam as fundações da igreja perdida de Santa Maria de Sabonha, construída no século XIII.
Em 2005, começavam a funcionar as aulas de inglês no 1.º Ciclo. A União Europeia aprovava o início do processo de negociação para a adesão da Turquia. E o Prémio Nobel da Medicina era atribuído aos australianos Barry Marshall e Robin Warren. Em Vila Nova de Gaia, morria Álvaro Pinto Gonçalves, "Escolinha", 70 anos, poeta popular da cidade.
Em 2006, o Prémio Nobel da Medicina era atribuído aos australianos Barry Marshall e Robin Warren, pelas investigações na área da gastroenterologia, e o Prémio Nobel da Física era atribuído aos astrónomos norte-americanos John C. Mather e George F. Smoot. O Prémio de Poesia do PEN Clube Português era atribuído a António Ramos Rosa pelo livro "Génese", e o escritor José Manuel Caballero Bonald vencia o Prémio Nacional de Poesia de Espanha pelo livro "Manual de infratores". O Grande Prémio de Literatura dst, de Braga, era atribuído ao romance "A Sopa", de Filomena Marona Beja. Morria Francisco Xavier Santana de Menezes, 77 anos, antropólogo timorense.
Em 2007, o médico Fernando de Pádua, cardiologista e "pioneiro da utilização inteligente da divulgação de mensagens para a saúde", vencia o Prémio Nacional de Saúde.
Em 2008, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, ordenava o "encerramento compulsivo imediato" da Universidade Moderna, considerando que a instituição se encontra "em falência técnica", e o encerramento da Universidade Internacional, devido "à falta de viabilidade económico-financeira do projeto de ensino superior da Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura". A maioria parlamentar do PS aprovava sozinha no Parlamento a alteração à Lei das Armas. O novo regime jurídico das armas e suas munições, aprovado no Parlamento, determinava, nomeadamente, a aplicabilidade da prisão preventiva a todos os crimes de detenção de arma proibida e de tráfico de armas e aos crimes cometidos com recurso a arma. O Tribunal de Monsanto, Lisboa, condenava o líder nacionalista Mário Machado a quatro anos e dez meses de prisão efetiva, nomeadamente pelo crime de discriminação racial. Mário Machado é também condenado pelos crimes de coação agravada, detenção de arma ilegal, ameaça, dano e ofensa à integridade física qualificada. O presidente dos Estados Unidos George W. Bush promulgava o plano de saneamento financeiro aprovado na Câmara dos Representantes, a maior intervenção governamental na economia norte-americana desde 1933. Morria o escritor Dinis Machado, em Lisboa, aos 78 anos. Dinis Machado foi jornalista desportivo, crítico de cinema e dedicou-se também à banda desenhada. O seu maior êxito como escritor foi o romance "O Que Diz Molero", editado em 1977 e reeditado em 2007, no dia do seu 77.º aniversário, e já adaptado ao teatro.
Em 2011, o norte-americano Bruce Beutler, o luxemburguês Jules Hoffmann e o canadiano Ralph Steinman partilhavam o prémio Nobel da Medicina.
Em 2013, morria Bill Eppridge, norte-americano autor de uma imagem célebre para a revista Life do homicídio do senador Robert Kennedy. Tinha 75 anos. Sergei Belov, membro da equipa da União Soviética que se sagrou campeã olímpica de basquetebol em 1972, morria aos 69 anos.
Em 2014, Paulo Martins, líder histórico e ex-deputado da UDP-Madeira, morria aos 61 anos.
Em 2015, morria, aos 88 anos, José Vilhena, cartoonista, fundador das revistas "O Moralista" e "Gaiola Aberta", no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa.
Em 2016, morria Mário Wilson, antigo jogador treinador do Benfica, aos 86 anos.
Lusa/Fim.
Comentários