De acordo com o NOAA, o sismo poderá gerar ondas de tsunami num raio de mil quilómetros em torno do epicentro.

O epicentro situou-se a cerca de 67 quilómetros da cidade de Kainantu, no leste da Papua Nova Guiné, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês)

O abalo ocorreu por volta das 06:46 (21:45 de sábado em Lisboa), a uma profundidade de 61 quilómetros, acrescentou o USGS.

No sábado, um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter atingiu hoje a província indonésia de Papua, seguido, poucos minutos depois, de outro sismo de magnitude 5,8.

A ilha da Papua, dividida entre a Indonésia e a Papua Nova Guiné, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta atividade sísmica.

Em 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso de tsunami -- retirado poucas horas depois -- para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.

Em janeiro de 2021, um terramoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Celebes, matando mais de 100 pessoas e destruindo as habitações de milhares de pessoas na cidade costeira de Mamuju.

Em 2004, um terramoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.

VQ // VQ

Lusa/Fim