Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Oleksii Kuleba, vice-primeiro-ministro responsável pela infraestrutura, revelou que os ataques desde o início de 2025 causaram danos avaliados em mil milhões de dólares.
“Se compararmos apenas os últimos três meses, os ataques aumentaram três vezes”, afirmou Kuleba. “Desde o início do ano, ocorreram 800 ataques à infraestrutura ferroviária e mais de 3.000 objetos ferroviários foram danificados. O que temos visto nestes ataques em escalada é que eles visam os comboios, tentando sobretudo atingir os maquinistas.”
Num país do tamanho da Ucrânia, a ferrovia é crucial. A rede transporta mais de 63% de mercadorias do país e 37% do tráfego de passageiros, segundo o serviço estatal de estatísticas. A ajuda militar proveniente do estrangeiro chega muitas vezes de comboio.
Refira-se que desde a invasão total da Rússia, nenhum aeroporto civil está em funcionamento, pelo que a maioria das pessoas viaja de comboio.
“Não se trata apenas da quantidade de ataques, mas também da abordagem das forças inimigas”, explicou Oleksandr Pertsovskyi, responsável pela ferrovia estatal ucraniana, a Ukrzaliznytsia. “Agora, com drones Shahed muito precisos, estão a atacar locomotivas individuais.”
Para proteger melhor a rede, foram implementadas medidas como a instalação de sistemas eletrónicos nos comboios para combater ataques de drones e a criação de equipas de defesa aérea compostas por funcionários ferroviários.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Comentários