
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A nova Lei de Estrangeiros proposta pelo governo foi aprovada esta terça-feira pela Assembleia da República, com os votos favoráveis de todos os partidos de direita e do JPP.
PS, Livre, Bloco de Esquerda, PAN e PCP votaram contra a proposta do governo.
A lei introduz mudanças significativas no regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.
Sistema de Entrada e Saída
Foi implementado um sistema que regista dados biométricos de cidadãos de países terceiros, sejam eles isentos ou sujeitos à obrigação de visto.
O objetivo é reforçar o controlo nas fronteiras externas.Em caso de permanência ilegal em território nacional, é dado um prazo para abandonar voluntariamente o país entre 10 a 20 dias.
Reagrupamento Familiar
O prazo de residência exigido para solicitar o reagrupamento familiar foi reduzido de dois anos para um ano, sempre que o casal tenha um relacionamento pré-existente de pelo menos um ano.
Além disso, filhos ou dependentes com deficiência podem reunir-se à família, independentemente do seu estatuto legal.
Adoção de Procedimentos Digitais
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) passou a disponibilizar serviços digitais no Portal AIMA, permitindo o envio, receção e pagamento dos pedidos de Autorização de Residência (AR), dispensando o agendamento e a deslocação a uma das Lojas AIMA.
Facilidade na Apresentação de Pedidos
Além da apresentação pelo próprio, os pedidos de AR, de prorrogação de permanência e comunicações de mobilidade de estudantes, investigadores, trabalhadores transferidos dentro de empresa e trabalhadores subordinados altamente qualificados, podem ser apresentados por entidades como empregadores, centros de investigação, estabelecimentos de ensino superior ou outras entidades públicas ou privadas, desde que com a autorização do requerente.
Aumento dos Prazos para Naturalização
Os prazos de residência legal exigidos para pedir a nacionalidade portuguesa por naturalização foram alargados:
- De 5 para 10 anos para a maioria dos estrangeiros;
- De 5 para 7 anos para cidadãos de países de língua oficial portuguesa.
Requisitos para Naturalização
Agora, é exigido conhecimento da língua e da cultura portuguesa, bem como dos deveres e direitos dos cidadãos portugueses e da organização política do país, comprovado através de testes.
Além disso, o requerente deve fazer uma declaração solene de adesão aos princípios fundamentais do Estado de direito democrático.
Perda de Nacionalidade
A perda de nacionalidade pode ser decretada por um juiz como sanção acessória, sempre que o cidadão naturalizado seja condenado a penas efetivas de prisão igual ou superior a cinco anos por crimes de elevada gravidade.
Alterações Institucionais
A nova lei também resultou na extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e na criação da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que assumiu as funções administrativas relacionadas com os cidadãos estrangeiros.
De recordar que a nova Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, gerida pela PSP, assume funções como o controlo de fronteiras aeroportuárias, a fiscalização da permanência de estrangeiros e a gestão dos processos de afastamento, expulsão e readmissão no país.
E agora?
Em agosto deste ano, Marcelo Rebelo de Sousa vetou a lei dos estrangeiros após um chumbo pelo Tribunal Constitucional (TC). Agora, espera-se que o presidente da República promulgue esta lei.Esta tarde, Marcelo prometeu analisar o diploma, para ver se respeita a Constituição e se serve o país.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários