Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Hathaleen era amplamente reconhecido pela sua luta contra a deslocação forçada de palestinianos em Masafer Yatta e desempenhou um papel fundamental na produção do documentário No Other Land, vencedor do Óscar de Melhor Documentário em março, que denuncia a violência de colonos e militares israelitas na região, e que em Portugal pode ser visto no Filmin.

Os co-realizadores do documentário, Yuval Abraham (israelita) e Basel Adra (palestiniano), confirmaram a sua morte. Adra escreveu nas redes sociais que o seu amigo foi "assassinado enquanto estava em frente ao centro comunitário da aldeia" e acrescentou: “É assim que Israel nos apaga — uma vida de cada vez.”

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Abraham partilhou um vídeo do momento do ataque e afirmou que habitantes locais identificaram o colono Yinon Levi como o autor do disparo. Levi está sancionado pela União Europeia e pelos EUA, embora estas sanções tenham sido revogadas pela administração Trump, refere a Al Jazeera.

A polícia israelita afirmou estar a investigar o “incidente perto de Carmel”, um assentamento israelita ilegal próximo de Umm al-Khair. Confirmou ainda a detenção de um colono israelita, quatro palestinianos e dois turistas estrangeiros no local. Uma segunda vítima palestiniana foi levada para o hospital após ser agredida por colonos, segundo a agência palestiniana Wafa.

Masafer Yatta é uma zona composta por várias pequenas aldeias palestinianas e tem sido palco de uma longa resistência contra as tentativas de expulsão por parte de Israel, que declarou a área como “zona militar de treino”. Esta luta foi documentada em No Other Land, filme que deu visibilidade internacional à opressão vivida pelas comunidades locais.