Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A Direção-Geral da Alimentação e Veterinária determinou que todas as aves de capoeira e aves em cativeiro, incluindo as mantidas em contexto doméstico, permaneçam confinadas aos respetivos alojamentos para evitar contacto com aves selvagens.
Foram ainda estabelecidas uma zona de proteção e uma zona de vigilância, com medidas específicas aplicáveis aos estabelecimentos localizados nestas áreas, publicadas em edital.
Segundo comunicado da Câmara Municipal de Torres Vedras, o risco de transmissão do vírus para os humanos é baixo, embora possa ocorrer em casos de exposição prolongada e contacto direto com aves doentes ou com os seus resíduos. A principal preocupação centra-se na propagação da doença entre as aves e na elevada mortalidade, especialmente entre as aves de capoeira.
As autoridades alertam que, caso sejam detetadas mortes súbitas em aves de criação caseira, os cidadãos devem contactar de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do e-mail prociv@cm-tvedras.pt
ou do telefone 261 320 764, ou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários