Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
De acordo com a NBC news, Nuno Loureiro morreu na segunda-feira à noite em casa, o 24notícias sabe que ainda não foram adiantados mais detalhes. O meio de comunicação norte-americano acrescenta ainda que o tiroteio aconteceu na sua casa na Gibbs Street, o físico, natural de Viseu, foi atingido dentro de casa três vezes e ainda uma quarta vez de raspão.
Segundo a polícia local, foi encaminhado para o Hospital Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, onde acabou por morrer.
As autoridades americanas não adiantam se alguma detenção foi feita, e acrescentam que o caso está a ser tratado como um homicídio
Nuno Loureiro era Diretor do Centro de Fusão e Plasma do MIT, professor de Ciência Nuclear e de Física no mesmo instituto, casado e pai de três filhas.
A notícia foi avançada no momento em que Paulo Rangel falava no início da sua audição regimental na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, sessão que começou com um minuto de silêncio, por iniciativa do presidente da comissão, José Cesário, em homenagem a duas crianças lusodescendentes que morreram na França na sequência de uma explosão de gás, revela o Notícias ao Minuto, que cita a Lusa.
O ministro associou-se ao minuto de silêncio e lamentou a morte das duas crianças, de três e cinco anos, tendo depois partilhado com os deputados a notícia da morte de Nuno Loureiro, vítima de um ataque com arma de fogo em Boston.
Nuno F. Gomes Loureiro licenciou-se em Física pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 2000, e obteve o doutoramento em Física pelo Imperial College London, no Reino Unido, em 2005. Realizou trabalho de pós-doutoramento no Laboratório de Princeton, entre 2005 e 2007, e no UKAEA Culham Centre for Fusion Energy, entre 2007 e 2009. Antes de ingressar no MIT, em 2016, Nuno Loureiro foi investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), em Lisboa.
Nuno Loureiro dedicou-se ao estudo da dinâmica do plasma magnetizado, incluindo fenómenos como a reconexão magnética, a geração e amplificação de campos magnéticos, o confinamento e transporte em plasmas de fusão, bem como a turbulência em plasmas fortemente magnetizados e fracamente colisionais.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários