Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Entre as recomendações da DGS estão evitar mudanças bruscas de temperatura, vestir-se por camadas, proteger extremidades com gorro, luvas e meias quentes, e usar calçado antiderrapante para prevenir quedas. A hidratação adequada é também salientada, incluindo o consumo de água, bebidas quentes e sopas, bem como refeições mais frequentes e ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas e legumes.
O organismo alerta ainda para a necessidade de evitar o consumo de álcool, que cria falsa sensação de calor, e alimentos fritos, gordurosos ou muito açucarados. Em casa, é recomendado não permanecer sentado por longos períodos e garantir que há medicamentos e alimentos suficientes, assim como identificar pessoas que possam ajudar os mais vulneráveis a aceder a estes bens essenciais.
O alerta surge numa altura em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas negativas em alguns distritos do Norte do país. A DGS reforça a importância de planear deslocações com antecedência e evitar esforços físicos no exterior, protegendo-se adequadamente e assegurando que todos os grupos mais vulneráveis se mantenham seguros e aquecidos.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários