A Rússia vai lançar voos diretos entre Moscovo e Pyongyang, capital da Coreia do Norte, ainda este mês, segundo a Associação de Operadores Turísticos da Rússia (ATOR).

Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A autoridade da aviação civil russa, Rosaviatsia, autorizou a companhia aérea Nordwind a operar esta rota duas vezes por semana, avança o The Moscow Times. Até agora, a única ligação aérea direta entre os dois países era um voo da Air Koryo entre Pyongyang e Vladivostok, retomado em agosto de 2023 após uma suspensão de três anos devido à pandemia de Covid-19.
A Rosaviatsia já tinha incentivado as companhias russas a estabelecer rotas regulares para a Coreia do Norte após reuniões com responsáveis norte-coreanos da aviação. O Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, em Moscovo, prevê iniciar os voos para Pyongyang a 27 de julho.
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022, a Coreia do Norte tornou-se um dos aliados mais próximos do país. Os EUA e os seus aliados acusam Pyongyang de fornecer artilharia e mísseis balísticos a Moscovo. A relação entre os dois países intensificou-se com visitas oficiais de alto nível e, no ano passado, foi assinado um pacto de defesa mútua durante a visita de Vladimir Putin a Pyongyang.
Comentários