Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Segundo o National Hurricane Center, ao meio-dia de hoje o ciclone encontrava-se no Atlântico, na latitude 33 graus norte e longitude 59 graus oeste, a leste das Bermudas, com uma pressão mínima de 948 hPa no centro, valor que indica tratar-se de uma tempestade muito intensa. Assim o ciclone está numa fase de grande intensidade no meio do Atlântico, mas ainda relativamente longe de Portugal. A pressão atmosférica muito baixa (948 hPa) indica que os ventos no centro do sistema são fortes e que a tempestade é poderosa.

O modelo de previsão utilizado pelo IPMA, fornecido pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), aponta para uma trajetória que poderá levar o ciclone a deslocar-se em direção ao continente após a passagem pelo arquipélago dos Açores.

Se o cenário se confirmar, o Gabrielle deverá aproximar-se da costa portuguesa já em fase de depressão pós-tropical na tarde de 27 de setembro, provocando períodos de chuva, intensificação do vento nas terras altas e no litoral oeste, e aumento da agitação marítima.

Ainda assim, o IPMA sublinha que, devido à distância geográfica e temporal, existe incerteza quanto à evolução da trajetória e intensidade do fenómeno, não estando excluída a possibilidade de alterações à previsão inicial ou a emissão de novos avisos meteorológicos nos próximos dias.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.