Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Esta sexta-feira, dia 7 de novembro, Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado com classificação F3 na escala Fujita (escala que mede a intensidade dos tornados, sendo F3 associado a danos severos com ventos a ultrapassar os 250 quilómetros).
Até ao momento há pelo menos cinco mortos e 130 feridos, revela a Defesa Civil do Estado, na CNN Brasil. A informação que o fenómeno meteorológico foi um tornado foi confirmada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
“Vamos continuar a monitorizar, analisando as imagens das fotos, imagens aéreas, em conjunto com a Defesa Civil, e se for o caso poderemos reclassificar a intensidade do fenómeno, pois foi extremamente severo”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
O Governo do Paraná, em comunicado citado pela CNN Brasil, explicou que a atividade meteorológica se deveu a "um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do País". A baixa pressão atmosférica deve-se à convergência de massas de ar criando zonas de mau tempo.
Neste caso, a baixa pressão impulsionou o deslocamento de uma frente fria e de um ciclone extratropical que levaram a vários temporais severos nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do estado. Segundo a previsão meteorológica da Climatempo (Instituto meteorológico brasileiro) o temporal pode afetar, até este domingo, o Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Em Portugal continental, durante esta semana, também houve a passagem de uma frente fria, tendo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registado 784 ocorrências entre a meia-noite e o meio-dia da quarta-feira, dia 5 de novembro, em resultado da chuva intensa, vento forte e trovoadas.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários