Segundo a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, foram detetadas diversas irregularidades em dois operadores económicos.

Num dos casos, foram apreendidos 3.503 litros de vinho – incluindo vinho branco, tinto e rosé – por apresentarem rótulos com omissões de indicações obrigatórias e menções não permitidas.

Os produtos estavam já engarrafados e prontos a ser comercializados. Foram ainda apreendidos 81.000 rótulos destinados à rotulagem irregular das garrafas e instaurado um processo de contraordenação.

Noutra operação, a ASAE instaurou um processo-crime pela adição de ácido cítrico a gin, substância proibida neste tipo de bebida. Foram apreendidos 1.330 litros do produto adulterado. A presença do ácido cítrico foi confirmada em análise laboratorial realizada pelo Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE.

A autoridade sublinha que continuará a reforçar as ações de fiscalização para garantir a segurança alimentar, proteger a saúde pública e assegurar uma concorrência justa entre operadores económicos.