Portugueses detidos em Gaza estão “bem de saúde”. Quando vai acontecer o regresso a casa?
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A equipa jurídica que apoia a Flotilha Global Sumud disse hoje que os 473 tripulantes das embarcações detidos pelas forças navais israelitas foram transferidos para a prisão de Saharonim, no deserto de Negev, no sul de Israel.
Dali, serão provavelmente deportados para os países de origem. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, o Governo israelita pretende repatriar todos os tripulantes da flotilha "através de uma única medida de expulsão forçada”.
Assim, espera-se que sejam deportados "a bordo de dois voos fretados, na segunda-feira, 6 de outubro, e terça-feira, 7 de outubro, em duas capitais europeias diferentes” — provavelmente Londres e Madrid.
Foi ainda referido que, assim que os procedimentos de identificação dos detidos estivessem concluídos, os ativistas seriam transferidos de autocarro para o centro de detenção de Ketziot, no sul de Israel, com a possibilidade de receberem visitas consulares, o que já está em curso.
O que se sabe dos portugueses detidos?
Entre os detidos encontram-se quatro portugueses: a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves.
A embaixadora Helena Paiva, que já visitou os portugueses, "pôde confirmar que todos se encontravam bem de saúde apesar das condições difíceis e duras à chegada ao porto de Ashdod e no centro de detenção", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), numa nota enviada à agência Lusa.
"Não foram sujeitos a violência física, não obstante queixas várias — queixas estas que levaram a um protesto imediato por parte da embaixadora de Portugal em Israel”, é referido.
Sabe-se ainda que os portugueses foram informados dos seus direitos e da total disponibilidade da embaixada para os apoiar. Haverá nova visita consular no domingo.
Vão ser deportados?
Sim. Segundo a nota do MNE, os quatro portugueses “aceitaram ser deportados de forma voluntária e de imediato”.
Espera-se agora que sejam colocados, pelas autoridades israelitas, "nos primeiros voos disponíveis destinados à Europa, a expensas do Governo israelita", podendo sofrer atrasos devido aos feriados israelitas.
O que disse hoje o Governo sobre a flotilha?
Nas perguntas após o Conselho de Ministros, António Leitão Amaro notou que a ida de portugueses na flotilha rumo a Gaza é “um ato que é respeitável, um exercício de liberdade”.
Contudo, lembrou que todos conheciam “os riscos” e que foram “sempre acompanhados da perspetiva consular pelo Governo e pelas autoridades portuguesas”.
O ministro da Presidência notou ainda que, “à medida que foram evoluindo no território e passando para outras geografias”, os portugueses “estariam sob a alçada de outras jurisdições de outras regiões consulares”, mas que o acompanhamento “é permanente”.
Leitão Amaro frisou também que o Governo português “não deixou ele alertar sucessivamente para os riscos” e contribuiu “com alternativas” que pudessem garantir e respeitar “o exercício de liberdade e o seu exercício político”, mantendo as “condições de segurança”.
Agora que os ativistas foram detidos por Israel, o ministro garante que “naturalmente o objetivo é manter esse acompanhamento consular com vista ao repatriamento dos portugueses em condições de segurança”.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
- 16:15
- Vários futebolistas do plantel do Benfica estão a contas com uma virose gripal, assim como elementos da equipa técnica, a cerca de 48h do embate com azuis e brancos.
-
- 15:43
-
Trump dá prazo até domingo ao Hamas para aceitar plano de paz em Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu ao Hamas um prazo até domingo, às 18h00 em Washington (22h00, me Lisboa), para aceitar um plano de paz para Gaza. Sublinhou ainda que, caso contrário, “todo o inferno” se abaterá sobre o grupo.
-
- 12:45
-
Fachada do Museu do Design vandalizada durante protesto pró-Palestina
A fachada do Museu do Design, onde ficava situado o antigo Banco Nacional Ultramarino, foi vandalizada durante os protestos pró-Palestina na noite de quinta-feira.
-
- 12:00
-
Anjos reagem à absolvição de Joana Marques: "Este processo nunca teve como objetivo limitar a liberdade de expressão e muito menos o humor"
A dupla Anjos reagiu esta sexta-feira à decisão do tribunal de absolver Joana Marques no processo em que os irmãos Sérgio e Nélson Rosado pediam uma indemnização superior a um milhão de euros.
-
- 10:34
-
Explica-me Isto. Porque é que acreditamos em fake news?
As notícias falsas não são apenas ruído digital: moldam eleições, condicionam políticas públicas e até influenciam comportamentos de saúde. Mas por que motivo tantas pessoas acreditam nelas?
-
- 09:42
-
Joana Marques absolvida no caso dos Anjos
O tribunal decidiu absolver Joana Marques da ação movida pelos cantores Anjos, que pediam mais de um milhão de euros por um vídeo publicado pela humorista.
-