1938 -- O Governo português impede a abertura de novas casas de passe ou de prostituição. A prática será proibida em 1962.
1942 -- A Coroa Britânica ordena a prisão de Mahatma Gandhi, líder nacionalista indiano.
- O FC Start, formado por ex-futebolistas do Dinamo e do Lokomotiv de Kiev, vence pela segunda vez uma equipa de oficiais da Luftwaffe alemã durante a ocupação nazi da URSS. Uma semana depois os elementos da equipa são enviados para um campo de concentração, onde três deles são executados. Um quarto morre após ser torturado.1944 -- II Guerra Mundial. O general Eisenhower, comandante das forças norte-americanas na Europa, abre o Quartel-general em França.1945 -- II Guerra Mundial. Os EUA lançam a segunda bomba atómica sobre Nagasaki, Japão. Causará a morte a cerca de 70 mil pessoas, mais de cem mil feridos e a destruição da cidade.
1953 - Craveiro Lopes sucede a Óscar Carmona na Presidência da República Portuguesa. A ditadura do Estado Novo permanece nas mãos de Oliveira Salazar.1954 -- É decretada a reorganização dos serviços da PIDE, que lhe amplia os poderes e cria o quadro de investigação em África.1958 -- Toma posse Américo Tomás, declarado vencedor das eleições presidenciais, depois da fraude eleitoral que afastou o general Humberto Delgado.
1961 -- Guerra Colonial. As forças portuguesas entram em Nambuangongo.1962 -- Morre, aos 85 anos, o escritor alemão Hermann Hesse, Nobel da Literatura em 1946, autor de "Siddharta" e "O Lobo das Estepes".1964 - As Nações Unidas ordenam o cessar-fogo em Chipre.1969 -- Assassínio da atriz norte-americana Sharon Tate, pelo grupo de Charles Mason.
1972 -- A Acção Revolucionária Armada destrói duas dezenas de torres elétricas nas áreas de Lisboa, Porto e Coimbra, afetando a distribuição de energia a nível nacional.
1974 -- Gerald Ford toma posse como presidente dos EUA, após a demissão de Richard Nixon.
- Fundação da Juventude Centrista.
1975 - Morre o compositor russo Dmitri Shostakovich, com 69 anos.
1978 - O Presidente da República Ramalho Eanes indigita Nobre da Costa para formar Governo, após a exoneração de Mário Soares, a 27 de julho.
1982 - Um comando de cinco homicidas dispara e lança granadas para o interior do restaurante "Goldenberg", em pleno bairro judaico em Paris, provocando seis mortos e 22 feridos. O ataque, atribuído durante muito tempo ao grupo palestiniano Abu Nidal, continua por esclarecer.1983 -- Guerra Fria. Responsáveis norte-americanos e soviéticos definem, em Moscovo, o protocolo das comunicações entre os dois países.1990 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara nula a anexação do Kuwait pelo Iraque.1991 - Morre, aos 82 anos, Vasco da Gama Fernandes, advogado, membro do Movimento de Unidade Nacional Antifascista, fundador do Movimento de Unidade Democrática e do Partido Socialista, vice-presidente da Assembleia Constituinte e primeiro presidente da Assembleia da República.1996 - Boris Ieltsin toma posse como Presidente da Rússia.1997 - A atleta portuguesa Manuela Machado conquista a medalha de prata na maratona dos Campeonatos do Mundo.1999 -- O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeia, para primeiro-ministro, Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos.2001 -- Portugal ganha seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata, nos XI Campeonatos da Europa de Atletismo para cegos, em Bylastok, na Polónia.2002 -- A RTP compra 75 por cento do capital da NTV à PT Multimédia, passando a deter a totalidade do canal do Porto.
- O primeiro táxi com a nova "lanterna anti-fraude" começa a circular em Lisboa.
2004 -- Morre, com 92 anos, David Raskin, compositor norte-americano, autor das bandas sonoras "Laura", de Otto Preminger, e "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.
2005 - Isaltino Morais formaliza a candidatura como independente à Câmara de Oeiras e abandona o PSD, com críticas ao líder do partido, Marques Mandes.
2006 -- É criado o Museu Colecção Berardo.
- O governo israelita dá luz verde à ocupação de uma faixa de 30 quilómetros no Sul do Líbano. O balanço oficial das vítimas do conflito ascende a 1.087 mortos, 3.568 feridos e mais de 915.000 deslocados.
2007 -- O banco francês BNP Paribas surpreende ao dizer que já não pode realizar dinheiro em três fundos porque o mercado interbancário "secou" para eles. O abalo faz tremer o banco britânico Northern Rock que se vê incapaz de se financiar nos mercados monetários mundiais".
Banco Central Europeu e Reserva Federal alemã têm de injetar nos mercados financeiros biliões de dólares, o que não reverte a situação.
- Morre, com 72 anos, Ulrich Plenzdorf, escritor e argumentista alemão, autor de "Die neuen Leiden des jungen W." (The New Sufferings of Young W.", recebido pela crítica como uma paródia do clássico de Goethe "A Paixão do Jovem Werther", e de "Die Legende von Paul und Paula" ("The Legend of Paul and Paula".
- Morre Germán Pedro Ibáñez, músico cubano, diretor do grupo Septeto Habanero. Tinha 79 anos.
2008 -- Morre, com 67 anos, o poeta palestiniano Mahmud Darwich, considerado um dos principais poetas árabes da sua geração, num hospital do Estado norte-americano do Texas
2010 - A primeira polícia municipal dos Açores, formalmente criada em fevereiro de 2009, inicia a patrulha das ruas da cidade de Ponta Delgada.
2012 -- Morre, com 80 anos, Piotr Fomenko, um dos mais famosos encenadores russos.
2013 -- Morre, aos 89 anos, o escritor e jornalista Urbano Tavares Rodrigues.
2014 - O português Ivo Oliveira conquista o título mundial de perseguição individual, nos Campeonatos do Mundo de ciclismo de pista de juniores, em Gwang Meyong, na Coreia do Sul.
- Morre Andrei Bal, antigo futebolista internacional soviético. Tinha 56 anos.
2016 - O Conselho da União Europeia aceita não impor sanções a Portugal e Espanha, depois de os dois países terem falhado as metas europeias de redução de défice excessivo, e definiu novos prazos para a correção do défice.
2017 - O Presidente da República veta o diploma que introduzia alterações ao decreto sobre a transferência da Carris para a Câmara de Lisboa, considerando abusivo que se proíba qualquer concessão futura da empresa.
- Morre, aos 87 anos, Ruth Pfau, religiosa alemã com formação em Medicina que dedicou a vida a combater a lepra no Paquistão.
============.Este é o ducentésimo vigésimo primeiro dia do ano. Faltam 144 dias para o fim de 2018.Pensamento do dia: "Todo o homem é teatro de uma inexpugnável autoridade". Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta e artista plástico português.Lusa/Fim.
Comentários