Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa tranquiliza a população, sublinhando que este tipo de “invasão” é apenas um processo natural do ciclo de vida destes insetos.

De acordo com entomólogos, trata-se de formigas-de-asa, cujo aparecimento em grande número é comum após chuvas que sucedem a dias quentes, no início do verão ou do outono. Este ano, o fenómeno surgiu mais tarde devido à chegada tardia das primeiras chuvas.

O fenómeno está ligado ao ciclo natural de reprodução das formigas. Durante o chamado “voo nupcial”, rainhas recém-formadas e machos dispersam-se em grande quantidade para se acasalarem. Depois do acasalamento, as rainhas procuram locais adequados para criar novas colónias e perdem as asas. Já os machos mantêm as asas, mas têm uma vida curta, morrendo geralmente após duas a três semanas.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.