
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Liderada pelos investigadores David Semedo e João Magalhães, do centro de investigação NOVA LINCS, e com uma equipa composta por estudantes e investigadores da NOVA FCT, a RedTWIZ competiu entre dez universidades selecionadas pela Amazon. O desafio consistiu em criar modelos de linguagem de grande escala (LLMs) resilientes a ataques cibernéticos, numa final realizada a 26 e 27 de junho, na Califórnia, diz nota enviada às redações
O primeiro lugar foi atribuído às equipas PurpCorn-PLAN (University of Illinois Urbana-Champaign) e PurCL (Purdue University), que receberam 250 mil dólares. A NOVA FCT partilhou o segundo lugar com a equipa AlquistCoder, da Czech Technical University.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou que esta distinção “reforça a qualidade da investigação científica e da inovação da NOVA FCT”. A faculdade participa pela terceira vez neste tipo de desafios da Amazon, tendo vencido em 2023 o Alexa Prize TaskBot Challenge 2, com um prémio de 500 mil dólares.
A Amazon destacou a importância da competição para demonstrar que é possível equilibrar segurança e funcionalidade no desenvolvimento de IA, sublinhando o papel dos dados sintéticos e da testagem em contextos realistas.
Comentários