
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
No domingo, 27 de julho, ocorre na Expo Osaka 2025 a apresentação oficial do NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab, um laboratório de investigação e inovação que visa aplicar Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA) à gestão sustentável dos oceanos, segundo nota de imprensa enviada às redações.
Este projeto "coloca Portugal na vanguarda da analítica aplicada à Economia Azul e à sustentabilidade dos oceanos, contribuindo diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Proteger a Vida Marinha".
O laboratório tem como missão desenvolver soluções tecnológicas para enfrentar desafios no domínio marítimo, incluindo:
- Monitorização ambiental que consiste na conservação e saúde dos ecossistemas;
- Gémeos digitais do oceano por meio de modelação e simulação de cenários;
- Análise preditiva de risco através da segurança na navegação e nas praias;
- Portos inteligentes com otimização logística e operacional;
- Pesca sustentável através da monitorização e gestão de recursos marinho;
- Combate a atividades ilegais, como a deteção e prevenção de crimes marítimos.
Para Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, a iniciativa afirmou que esta tinha de ter "o carimbo Oeiras Valley porque é esse o desígnio: estar à frente de grandes projetos tecnológicos, científicos, com inovação e sustentabilidade”.
Já para Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS, assinar este protocolo em Osaka é "profundamente simbólico" para Portugal que o consegue pela sua iniciativa em "transformar dados em conhecimento com impacto global e ao serviço de soluções concretas para os grandes desafios da atualidade”.
Comentários