Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo um artigo da BBC na Grécia Antiga acreditava-se que o muco influenciava a personalidade e a saúde, mas hoje sabemos que a sua função é proteger-nos de doenças. O corpo adulto produz cerca de 100 mililitros de muco por dia, sendo que as crianças produzem mais, enquanto o corpo se adapta ao ambiente.
A cor do muco pode indicar diferentes situações, se for claro há irritação leve (pólen, pó). Branco significa presença de vírus (glóbulos brancos em ação). Já o amarelo-esverdeado traduz-se na acumulação de glóbulos brancos mortos. e o rosa/vermelho é sinal de presença de sangue, normalmente devido a irritação do nariz.
Microbioma nasal
O muco contém um microbioma, um conjunto de bactérias e outros microrganismos que influencia a imunidade e a saúde geral. Este microbioma é único em cada pessoa, afetado por fatores como idade, sexo, dieta, localização e hábitos como fumar ou usar vaporizadores. Pesquisadores estão a estudar formas de melhorar o microbioma nasal, de forma semelhante a probióticos intestinais, para prevenir doenças e melhorar a eficácia de vacinas.
Diagnóstico e tratamento
Estudos recentes mostram que transplantar muco saudável em pessoas com nariz bloqueado ou rinite alérgica pode reduzir sintomas significativamente. Além disso, analisar o muco permite identificar de forma mais precisa causas de doenças nasais e pulmonares, personalizando tratamentos e evitando abordagens de tentativa e erro.
Ferramentas inovadoras, como dispositivos de microamostragem nasal e IA para análise do muco, estão a transformar o diagnóstico e tratamento de condições como rinossinusite, pólipos nasais, perda de olfato, doença pulmonar obstrutiva crónica, asma, cancro do pulmão, Alzheimer e Parkinson. O muco pode ainda indicar níveis de exposição a poluentes e radiação.
Jennifer Mulligan, especialista em otorrinolaringologia, resume ao meio inglês: “O muco é o futuro da medicina personalizada”.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Comentários