
"Destaco a seriedade e o profissionalismo com que este inquérito foi realizado e espero que as conclusões e recomendações sejam devidamente consideradas, para efeitos de trabalho futuro e de adoção de medidas de política, tanto pelo Governo como também do lado do Estado-Maior, de modo a evitar-se desenlaces trágicos e perdas de vidas humanas como as que aconteceram, em abril deste ano, na Serra da Malagueta, em Santiago", escreveu José Maria Neves nas suas páginas oficiais, após receber em audiência o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Duarte Monteiro.
Em abril, oito militares cabo-verdianos morreram num acidente de viação quando seguiam para o combate ao incêndio que deflagrou na Serra da Malagueta, ilha de Santiago.
O camião, que transportava o segundo contingente militar de apoio ao combate ao incêndio, tinha partido na manhã de 02 de abril da Praia, com 31 militares, três na cabine e 28 na carroçaria, tendo como destino Figueira das Naus para a Ribeira da Prata.
Em maio, o chefe do CEMFA admitiu que o condutor da viatura que em abril capotou no combate a um incêndio, provocando oito mortos, terá perdido o controlo do camião e "entrado em pânico".
"Há estes dois fatores. O fator humano e o fator contributivo, que tem a ver efetivamente com a falha na mudança, na redução ou aumento da marcha. E não tendo conseguido fazer essa alteração da marcha, [o condutor] entendeu que devia embater o camião na rocha para tentar reduzir a marcha em que seguia", afirmou António Duarte Monteiro.
De acordo com o CEMFA, o inquérito concluiu igualmente sobre sete ações a serem adotadas pelas Forças Armadas para "incrementar a segurança operacional nos meios de transporte terrestres", cuja implementação "se iniciará de imediato".
Na sua mensagem, o chefe de Estado, que é o comandante supremo das Forças Armadas, escreveu que analisou com o CEMFA vários pontos pertinentes ao funcionamento das Forças Armadas, e que o chefe da instituição fez uma apresentação "exaustiva" das conclusões do inquérito.
Para Neves, mesmo com este caso, as Forças Armadas de Cabo Verde continuam a ser uma das "mais credíveis" do país e exortou a corporação a manter "o mesmo espírito republicano de rigor, de patriotismo e de generosidade" com que têm servido o país.
O incêndio atingiu o Parque Natural da Serra Malagueta, destruindo quase 850 hectares de terreno rural e florestal, segundo o levantamento feito por um investigador da Universidade do Algarve.
ROZS/RIPE // JH
Lusa/Fim
Comentários