
Mais de 90 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estiveram hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O que aconteceu?
Devido à vaga de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, o mais grave de todos. São eles Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra e Faro estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) e os restantes sob aviso amarelo (o menos grave).
O IPMA prevê para hoje, no continente, continuação de tempo quente, com céu em geral pouco nublado, e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro e durante a tarde.
Está igualmente previsto nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental e a temperatura máxima vai começar a descer.
Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 (Aveiro) e os 26 graus Celsius (Faro) e as máximas entre os 24 (Aveiro) e os 43 (Beja).
E houve incêndios?
Sim, mas não só.
Os três principais focos de incêndio foram em Castelo Branco, Arouca e ainda outro no distrito de Beja.
Além dos incêndios, a onda de calor que assolou o continente durante o fim de semana provocou hoje incêndios, mas também fenómenos meteorológicos de instabilidade, como aguaceiros e ventos fortes, trovoadas e queda de granizo, disse fonte do IPMA.
O que vai acontecer nos próximos dias?
O calor vai diminuir.
O aviso vermelho nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre vigorou até às 21h00, passando a maior parte a laranja (o segundo mais grave) pelo menos até às 21h00 de terça-feira, à exceção de Setúbal e Lisboa, que às 21h00 de hoje passaram logo a amarelo.
Sob aviso laranja estão hoje Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra e Faro. Em Viseu, Coimbra e Faro este aviso vigorou até final do dia de hoje (21h00), em Vila Real durará até às 21h00 de terça-feira e nos distritos de Bragança e Guarda estende-se até às 18h00 de quarta-feira.
Comentários