O Portal Tempos Médios de Espera foi renovado, recentemente, para responder às necessidades reportadas por cidadãos, profissionais de saúde e instituições, quer ao nível da transparência, quer do poder de decisão do utente.

O portal disponibiliza ao cidadão, num único local, informação sobre os tempos de espera em serviços de urgência e o tempo de resposta para consultas e cirurgias programadas, por instituição.
Os cidadãos podem, por exemplo, consultar as urgências dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e saber qual a urgência mais próxima ou aquela que está, no momento, com menor tempo de espera ou com menos utentes a aguardar triagem ou observação, garantem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em comunicado.
Nos serviços de urgência, o Portal apresenta três áreas:
- Espera pela Triagem – Média de tempo para realizar triagem na urgência, sendo contabilizado o tempo desde a admissão até à triagem;
- Espera para 1.ª Observação – Média do tempo de espera para ser observado/a pelo médico/a, sendo contabilizado o tempo desde a triagem até à 1.a observação;
- Em Observação – Média do tempo em observação, sendo contabilizado o tempo desde a primeira observação pelo/a médico/a até à alta do serviço de urgência. Inclui, por exemplo, o tempo para realização de meios complementares de diagnóstico (exames) e da terapêutica necessária à estabilização do doente (por exemplo, medicação intravenosa).
O portal disponibiliza ainda:
- Acesso rápido e transparente – Informação sobre os tempos de espera nas urgências atualizada de 10 em 10 minutos e informação sobre os tempos de resposta para consultas e cirurgias atualizada diariamente;
- Integração com as unidades de saúde – Comunicação automatizada entre sistemas de informação, garantindo a celeridade na transmissão dos dados.
Comentários