1501 - Data provável da partida da expedição de João da Nova, que descobriu as Ilhas de Ascensão e Santa Helena.

1766 - Conquistadores espanhóis tomam a colónia francesa de Nova Orleães.

1770 - Dia do massacre de Boston. O confronto entre colonos e tropas britânicas provoca a morte de civis e a irreversibilidade da luta pela independência dos EUA.

1827 - Morre Alessandro Volta, cientista italiano, inventor da pilha elétrica, responsável pela identificação do gás metano. Tinha 82 anos.

1858 -- Nasce José Relvas, futuro dirigente Republicano, que proclama a República Portuguesa na Câmara de Lisboa, a 05 Outubro de 1910.

1891 - Começa a publicar-se a terceira série do semanário satírico O António Maria, de Rafael Bordalo Pinheiro.

1917 -- Morre, com 76 anos, Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa.

1922 - Estreia-se o filme de FW Murnau, "Nosferatu", marco da história do cinema e do expressionismo alemão.

- Cerimónia oficial de inauguração do Campo de Santa Cruz, que marca o arranque do novo campo da Associação Académica de Coimbra.

1925 -- Golpe militar dirigido por três oficiais monárquicos que tentam ocupar o quartel general de Lisboa.

1932 - É criada a Academia Nacional de Belas-Artes, a partir das academias de Lisboa e Porto, fundadas em 1836.

1933 - O presidente norte-americano, Franklin D. Roosevelt, decreta o encerramento dos bancos durante quatro dias para impedir o colapso do sistema bancário.

1946 - Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, fala pela primeira vez da "cortina de ferro", metáfora para a divisão entre a Europa Ocidental e a de Leste durante a Guerra Fria, num discurso no Missouri.

1953 -- Morre, aos 62 anos, o compositor Sergei Prokofiev, criador determinante, na música do século XX.

- Morre, com 73 anos, o líder soviético José Estaline, construtor do Estado totalitário na URSS. Sucede-lhe Georgi Malenkov.

1969 - A cápsula Apolo-9 faz a primeira emissão televisiva do espaço.

1970 - Entra em vigor o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ratificado por 43 países.

1974 -- Reunião da Comissão Coordenadora do Movimento dos Oficiais das Forças Armadas, em Cascais. É aprovado o documento "O Movimento, as Forças Armadas e a Nação".

1977 - O Governo espanhol reconhece o direito à greve, suprimido 38 anos antes, na ditadura de Franco.

1986 - No início do XX Rali de Portugal, em Sintra, o carro de Joaquim Santos despista-se. Morrem três pessoas.

1990 -- Chega às bancas o primeiro número do diário Público, dirigido por Vicente Jorge Silva.

1996 - Os arquitetos portugueses João de Vasconcelos e Carlos Severo vencem o prémio Thyssen de Arquitetura.

2001 -- Demite-se o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, poucas horas após a queda da ponte de Entre-os-Rios.

2004 - A proposta da regulamentação do Código Laboral é aprovada na generalidade, pela maioria parlamentar, na Assembleia da República.

2005 - O presidente sírio, Bachar al-Assad, apresenta o plano de retirada das tropas sírias do Líbano.

2006 -- Morre, com 88 anos, António Manuel Pinto Barbosa, economista, antigo ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal.

2007 -- Morre, com 79 anos, Ivo Lorscheiter, arcebispo emérito da cidade brasileira de Santa Maria, símbolo da luta contra a ditadura.

- Morre Yavan Delporte, autor de banda desenhada belga, antigo editor-chefe da revista Spirou. Tinha 78 anos.

2008 - O Parlamento britânico rejeita a realização de um referendo no Reino Unido ao Tratado de Lisboa da União Europeia.

- Morre, com 88 anos, o historiador Joel Serrão, autor de dezenas de títulos de história, nomeadamente o "Dicionário de História de Portugal".

2013 - Os ministros das Finanças da União Europeia chegam em Bruxelas a um acordo de princípio com vista à extensão dos prazos para pagamento dos empréstimos solicitada por Portugal e Irlanda, no quadro dos respetivos programas de assistência financeira.

- Morre, com 58 anos, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez.

2014 - Os paleontólogos Christophe Hendrickx e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, anunciam uma nova espécie de dinossauro carnívoro com 150 milhões de anos descoberto na Lourinhã, o maior predador terrestre desse período.

- Cristiano Ronaldo isola-se na liderança dos marcadores da história da seleção portuguesa, ao apontar o 48.º golo pela seleção "AA", superando os 47 de Pauleta.

2016 - O International Board (IFAB), entidade que regula as leis no futebol, aprova, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos.

- O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, é reeleito líder dos sociais-democratas com 95% dos votos, a maior votação em qualquer eleição com candidato único no partido.

- Morre Pat Conroy, escritor norte-americano autor de "O Príncipe das marés", aos 70 anos, vítima de cancro no pâncreas, na Carolina do Sul.

2017 - Nelson Évora sagra-se campeão da Europa do triplo salto, renovando assim, em Belgrado, o título que alcançara dois anos antes.

- Bruno de Carvalho é reeleito presidente do Sporting, para os próximos quatro anos, ao vencer as eleições com 86,13 por cento dos votos.

- Morre, aos 78 anos, em Colónia, Alemanha, Kurt Moll, cantor alemão de ópera que se destacou na interpretação de Mozart, Wagner e Richard Strauss.

=============.

Este é o sexagésimo quarto dia do ano. Faltam 301 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Nós temos os homens, as aptidões, os recursos e, acima de tudo, a vontade (...). Devemos ser o arsenal da democracia". Franklyn D. Roosevelt (1882-1945), 32.º Presidente dos EUA, em vésperas da entrada do país na II Guerra Mundial.

Lusa/Fim.