A taxa de abstenção baixou nas duas últimas eleições legislativas, depois da tendência de subida durante décadas, tendo alcançado em 2019 o valor mais elevado desde 1975 ao atingir os 51,43%.
As eleições legislativas estão a decorrer com normalidade, apenas com algumas queixas relativas a atrasos no início da votação presencial, devido à necessidade de lançar em urna os votos antecipados, disse à Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições.
Luís Montenegro, líder da AD, votou esta manhã em Espinho. Chegou ao local de voto pelas 9h45, juntamente com a sua mulher, cumprimentou todos os presentes e exerceu depois o seu direito, apelando também ao voto por parte dos portugueses.
Hoje há segunda volta nas eleições legislativas na Roménia e as sondagens apontam para uma vitória da extrema-direita e de um candidato pró-Trump. Em dezembro do ano passado, contudo, já se tinha realizado outro sufrágio, que foi anulado depois do Tribunal Constitucional ter considerado que houve in
O Papa Leão XIV presidiu hoje à sua primeira missa pública na Praça de São Pedro, Roma, um momento tradicionalmente encarado pelo mundo católico como a apresentação das linhas mestras do seu pontificado.
A soma das votações nos partidos de esquerda parlamentar nunca baixou dos 37,9% nas 18 eleições gerais realizadas desde o 25 de Abril de 1974, enquanto os da direita tiveram o seu pior resultado em 1975, ficando-se pelos 34%.
Um navio-escola da Armada mexicana, com cerca de 200 pessoas a bordo, colidiu no sábado com a parte inferior da ponte de Brooklyn, em Nova Iorque, deixando 19 pessoas feridas, quatro delas com gravidade, segundo o "maior" local.
Uma explosão matou uma pessoa e danificou gravemente uma clínica de fertilidade, no sábado, na cidade de Palm Springs, na Califórnia, no que a polícia federal de investigação (FBI) norte-americana caracterizou como um "ato intencional de terrorismo".
Mais de 10 milhões de eleitores são hoje chamados às urnas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República na próxima legislatura, e de onde sairá o novo Governo.
O Papa Leão XIV preside hoje à sua primeira missa pública na Praça de São Pedro, Roma, um momento tradicionalmente encarado pelo mundo católico como a apresentação das linhas mestras do seu pontificado
Primeiro foi a Ucrânia, agora é o conflito entre Israel e o Hamas. A Eurovisão pode nunca ter sido, apenas, um concurso de música ligeira, mas nos últimos anos a tensão tem subido de tom. Este ano, a televisão pública de Espanha esteve no centro das atenções.
O Papa Leão XIV vê-se como imigrante norte-americano nacionalizado peruano e deverá chocar com Donald Trump quanto à política de deportações dos Estados Unidos, preveem aqueles que o conheceram.
As autoridades em Palm Springs, na Califórnia, estão a investigar uma explosão de carro na manhã de sábado que matou uma pessoa e danificou uma clínica de fertilidade.
Cerca de mil pessoas foram retiradas, desde sexta-feira à noite, de várias cidades da província de Buenos Aires, na sequência de inundações provocadas por chuva intensa, informaram hoje as autoridades.
O presidente da RTVE pediu “paz e justiça para a Palestina”, referindo que “o silêncio não é uma opção”, após a organização da Eurovisão ter avisado que a emissora espanhola pode ser multada caso repita os comentários sobre Israel.
Manifestantes pró-Palestina e a polícia entraram hoje em confronto em Basileia, Suíça, onde está a decorrer o 69.º Festival Eurovisão da Canção, durante uma manifestação que juntou várias centenas de pessoas contra a participação de Israel no concurso.
O então bispo de Chiclayo, Robert Prevost, começou a construir um vínculo com a problemática imigrante em 2018, quando a região ficou saturada de venezuelanos em condições de vulnerabilidade que requeriam a criação de uma rede de ajuda humanitária.
A Câmara de Paris inaugurou hoje um memorial em homenagem às vítimas homossexuais que foram deportadas para os campos de concentração nazis, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).
O chefe da inteligência militar ucraniana, Kirilo Budanov, expressou hoje convicção de que a troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, o único acordo tangível alcançado pelas duas delegações na véspera em Istambul, será realizada na próxima semana.
O governo Trump vai permitir a venda de gatilhos de reinício forçado, um componente de arma de fogo que permite que as armas disparem mais rapidamente, anunciou o Departamento de Justiça.