O candidato europeísta George Simion deverá vencer a segunda volta das eleições presidenciais romenas, realizada hoje, com uma votação entre 54,1% e 54,9%, segundo as primeiras projeções, conhecidas pelas 21h00 locais (menos duas horas em Lisboa).
O Canadá suspendeu temporariamente algumas tarifas em resposta aos impostos introduzidos pelos Estados Unidos, mas o governo contesta a ideia de que esses impostos tenham sido discretamente cancelados, garantindo que 70% continuam em vigor.
Cerca de 10,8 milhões de eleitores foram chamados às urnas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República na próxima legislatura, e de onde sairá o novo Governo. Acompanhe aqui a noite eleitoral ao minuto.
Os líderes da Alemanha, França, Reino Unido e Polónia vão voltar a falar hoje com o Presidente norte-americano, antes da chamada que Donald Trump anunciou com os homólogos russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A Polónia escolhe hoje o presidente e sucessor do conservador Andrzej Duda, um ano e meio após as históricas legislativas que interromperam dois ciclos de governação dos nacionalistas populistas e abriram caminho a um executivo pró-europeu.
O Presidente da República fez novo apelo à participação dos portugueses nas eleições legislativas antecipadas de hoje e afirmou que tenciona convocar os partidos na segunda-feira, para os ouvir "calmamente, serenamente" ao longo da semana.
O serviço de informações militares da Ucrânia (GUR) alertou hoje que a Rússia planeia realizar um lançamento de "treino e combate" de um míssil balístico intercontinental, a fim de intimidar Kiev e os seus parceiros ocidentais.
Cerca de 48,28% dos eleitores inscritos nas eleições legislativas de hoje votaram até às 16h00, segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI) no site que permite acompanhar a afluência às urnas.
As companhias aéreas foram hoje obrigadas a anular 40% dos seus voos até ao final do dia no aeroporto de Paris-Orly (França) devido a uma avaria no controlo do tráfego aéreo, anunciou a autoridade francesa da aviação civil (DGAC).
O Papa Leão XIV, que hoje falou na Praça de São Pedro da "Ucrânia martirizada" que espera "negociações para uma paz justa e duradoura", recebeu pela primeira vez o seu Presidente, Volodymyr Zelensky, em audiência privada.
A presidente da Comissão Europeia está reunida com o vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) em Roma, capital de Itália, para discutir as relações comerciais e diplomáticas, abaladas desde que Trump ameaçou o bloco comunitário com tarifas.
O ministério da Defesa russo anunciou hoje que a Rússia assumiu o controlo da aldeia de Bogatir, 60 quilómetros a oeste da cidade de Donetsk, informando também de grandes perdas para o exército ucraniano.
Duas pessoas morreram e outras duas estão em estado grave depois do navio da Marinha mexicana "Cuauhtémoc" ter colidido com a ponte de Brooklyn, em Nova Iorque, no sábado, informaram autoridades locais.
Cerca de 25,56% dos eleitores inscritos nas eleições legislativas de hoje votaram até às 12h00, segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
O Ministério da Saúde do governo do Hamas na Faixa de Gaza anunciou hoje que "todos os hospitais públicos" no norte deste território estão fora de serviço, depois de o exército israelita ter invadido a última unidade em funcionamento.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ofereceu hoje um rosário ao Papa Leão XIV e disse que Portugal espera pela visita do líder da Igreja Católica.
Pedro Nuno Santos, líder do PS, votou esta manhã na Escola Básica de Telheiras, e falou sobre uma agressão, já esta manhã, a um socialista, Miguel Coelho. Ainda assim apelou à calma e ao voto dos portugueses.
O Papa Leão XIV recebeu hoje, emocionado, o pálio e o anel do pescador, símbolos do poder papal, durante a missa de início do pontificado na Praça de São Pedro, no Vaticano, perante numerosas autoridades e milhares de fiéis.
A taxa de abstenção baixou nas duas últimas eleições legislativas, depois da tendência de subida durante décadas, tendo alcançado em 2019 o valor mais elevado desde 1975 ao atingir os 51,43%.
As eleições legislativas estão a decorrer com normalidade, apenas com algumas queixas relativas a atrasos no início da votação presencial, devido à necessidade de lançar em urna os votos antecipados, disse à Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições.