Cerca de 10 mil pessoas assistiram hoje ao cortejo de Carnaval da Figueira da Foz, o único do género que se realizou no país, que deu destaque à cultura e não esqueceu a invasão da Ucrânia.
O voo de apoio ao regresso de uma parte dos cerca de 50 portugueses e luso-ucranianos que saíram da Ucrânia pela Moldova e Roménia será realizado na segunda-feira, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
As tropas russas destruíram o maior avião de carga do mundo, o Antonov An-225, num ataque contra o aeroporto de Hostomel, perto de Kiev, anunciaram hoje as autoridades de Kiev.
Os Estados-membros da UE expressaram hoje o seu apoio à ativação da diretiva que permite conceder proteção temporária no bloco europeu aos refugiados ucranianos que fogem da invasão russa, tendo Portugal saudado a "sintonia" numa "questão de humanismo".
A Ucrânia quer "tentar" negociar com a Rússia, mesmo se "não acredita muito" que as negociações previstas possam pôr fim à invasão russa, declarou hoje o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A chefe da diplomacia do Reino Unido, Liz Truss, disse hoje que apoiaria os britânicos que decidissem ir para a Ucrânia para ajudar a combater a invasão russa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou hoje ao homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que lhe ligou esta tarde, a "condenação veemente" de Portugal à invasão russa da Ucrânia e o "apoio solidário à corajosa resistência ucraniana".
Manifestantes pró-Ucrânia reunidos hoje em frente ao Consulado Honorário da Rússia no Porto declararam que quaisquer negociações das autoridades de Kiev com o regime russo devem incidir apenas na reposição da paz e não em cedências de soberania.
O Governo da Madeira vai suportar a estadia dos 220 turistas da Rússia impossibilitados hoje de regressar ao país devido ao encerramento do espaço aéreo aos voos russos na sequência da invasão à Ucrânia, foi hoje anunciado.
A organização não-governamental (ONG) Save the Children indicou hoje que pelo menos dez crianças foram mortas por bombardeamentos russos na Ucrânia, que também atingiram seis escolas ucranianas.
Ativistas russos contra a guerra continuaram hoje a manifestar-se nas ruas, de Moscovo à Sibéria, protestando contra a invasão da Ucrânia pela Rússia, apesar das detenções de centenas de manifestantes ocorridas nos últimos dias.
A GNR anunciou hoje a detenção, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, de dois homens suspeitos de furtos em interiores de residências, que terão roubado até dois milhões de euros.
Pela primeira vez, a União Europeia vai financiar a compra e entrega de armas e equipamento militar a um país sob ataque, a Ucrânia, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, que revelou também novas sanções à Rússia.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) acusou hoje a Rússia de ter uma "retórica perigosa" e uma "conduta irresponsável" por ter colocado a força dissuasora nuclear do seu exército em alerta máximo.
O chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kouleba, garantiu hoje que o seu país não "capitulará" a Moscovo, denunciando o alerta das forças de dissuasão nuclear russas como uma tentativa de "pressão".
A Áustria, país neutro que não integra a NATO, Canadá e Espanha vão fechar os seus espaços aéreos aos aviões russos a partir da tarde de hoje, uma medida já tomada por muitos países da União Europeia (UE), incluindo Portugal.
Muitas centenas de pessoas estão hoje concentradas junto à frente à embaixada russa em Portugal, numa manifestação promovida pelas juventudes de alguns partidos, para apoiar o povo ucraniano e condenar a invasão russa do país.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje nas redes sociais que Portugal vai fechar o espaço aéreo a companhias de aviação da Rússia. Uma medida "em articulação com os nossos parceiros europeus e em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia", lê-se.
O avistamento de um drone durante a manhã de hoje perto do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, obrigou ao desvio de um voo para Lisboa, disse hoje à Lusa fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal.