A cônsul da Ucrânia no Porto alertou hoje, durante uma acção de solidariedade de católicos e ortodoxos para com o seu país, que Putin irá colocar toda a Europa "sob grave risco" se não for parado agora.
França decidiu hoje endurecer as sanções contra a Rússia e reforçar o apoio à Ucrânia em equipamentos de defesa na sequência do conflito entre os dois países do leste europeu.
A organização Transparência Internacional (TI) Portugal congratulou-se hoje pela decisão do Governo de suspender a atribuição de vistos ‘gold’ a cidadãos russos, como parte das sanções aplicadas pela União Europeia à Rússia pela invasão da Ucrânia.
O YouTube anunciou neste sábado vai bloquear a possibilidade de alguns canais russos, como o da RT, monetizarem o seu conteúdo na plataforma, devido "às circunstâncias excepcionais" na Ucrânia, invadida pela Rússia.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia exigiu hoje que a Rússia interrompa os ataques aéreos na Ucrânia, acusando o país pelo "assassinato" de pelo menos 10 ucranianos de origem grega.
O prazo para os concorrentes ao ponto de ligação à rede elétrica da central a carvão do Pego, em Abrantes, se pronunciarem sobre a decisão preliminar foi de novo prorrogado, até sexta-feira.
O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se domingo para aprovar uma resolução pedindo à Assembleia Geral das Nações Unidas para realizar uma "sessão especial" na segunda-feira sobre a guerra da Rússia com a Ucrânia, revelaram fontes diplomáticas.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) vão reunir-se no domingo, por videoconferência, para decidir o reforço da ajuda militar às forças ucranianas face à invasão russa, anunciou hoje o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
Portugal recomendou hoje aos comandantes e operadores de navios nacionais para que abandonem as áreas de navegação próximas do conflito russo-ucraniano, como os mares Negro e de Azov e o estreito de Kerch.
A assembleia distrital de Setúbal do PSD pediu na sexta-feira a demissão imediata de Rui Rio, para que se inicie o processo de marcação de eleições diretas pelo Conselho Nacional, confirmou hoje o líder distrital do partido, Paulo Ribeiro.
O Presidente da Ucrânia pediu hoje que seja retirado à Rússia o direito de voto no Conselho de Segurança da ONU, numa conversa telefónica com o secretário-geral da organização, que lhe prometeu reforçar a ajuda humanitária.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que “tudo o que for legítimo fazer” quanto à invasão russa da Ucrânia “a comunidade internacional fará”, salientando que há medidas que demoram tempo a aplicar, como as sanções.
O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) rejeitou uma reclamação de Ricardo Salgado e os recursos interpostos pelo ex-presidente e antigos administradores do BES condenados a 7,8 milhões de euros no processo BESA/Eurofin.
O líder da Chechénia, Ramzan Kadyrov, aliado do Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou hoje a participação das tropas do seu país na guerra lançada pela Rússia contra a Ucrânia.
O Presidente francês declarou hoje a sua "determinação em apoiar" os vizinhos orientais da União Europeia Moldávia e Geórgia "contra toda a tentativa de tensão e desestabilização", face à guerra na Ucrânia.
A guerra na Ucrânia ameaça a vida e o bem-estar de 7,5 milhões de crianças do país, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pedindo que escolas e hospitais sejam poupados aos ataques.
A GNR de Leiria deteve hoje um suspeito de tráfico de droga em Porto de Mós, em flagrante delito, que ficou em prisão preventiva, após ter sido presente a um juiz de instrução, disse à Lusa fonte policial.
Várias centenas de pessoas estão desde as 18:00 concentradas em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, depois de terem integrado um cordão humano pela paz na Ucrânia, que começou a formar-se na zona do Restelo.
Mais de 150 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia devido à invasão russa, disse hoje o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, num balanço atualizado.
A Alemanha decidiu entregar "o mais rapidamente possível" à Ucrânia mil lança-roquetes e 500 mísseis terra-ar do tipo ‘Stinger’ para a ajudar o país a defender-se da invasão militar da Rússia, anunciou hoje o Governo.
A embaixada da República da Polónia em Lisboa anunciou hoje que estão a ser criados postos de acolhimento junto à fronteira para receber os refugiados ucranianos, fornecendo uma refeição quente e alojamento provisório.
O governo dos Estados Unidos endereçou hoje uma mensagem ao povo russo dizendo-lhe que não merece uma guerra e assegurando que ninguém está a ameaçar a sua segurança, no mesmo dia em que assinalou uma resistência ucraniana "viável".
Um comerciante português de 62 anos foi morto a tiro à porta do seu restaurante na noite de sexta-feira na capital sul-africana Pretória, disse hoje fonte familiar à Lusa.
A Ucrânia acusou hoje a Rússia de querer levar as eventuais negociações para parar a guerra para um "beco sem saída, antes de começarem" afirmando falsamente que Kiev se nega a dialogar e que põe condições.