O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decidiu libertar os presos com experiência militar para se juntarem à luta contra as forças russas, que há cinco dias lançaram uma ofensiva contra a Ucrânia.
Mais de 500.000 pessoas deixaram a Ucrânia para se refugiar em vários países vizinhos desde que começou a ofensiva militar russa, na quinta-feira, afirmou hoje o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.
Um agente da PSP de Leiria, indiciado do crime de violência doméstica agravado, ficou proibido de usar armas, consumir bebidas alcoólicas, contactar vítima e filhos e de se aproximar da casa destes, anunciou a Procuradoria.
Distante do país natal, a comunidade ucraniana de Vila Real está a mobilizar-se para angariar medicamentos, comida e roupa quente para enviar para a Ucrânia e dar “um pequeno contributo” na luta contra "o ocupante" russo.
Investir mais na telconsulta e no diagnóstico, apostar no trabalho domiciliário e melhorar a comunicação ente os geneticista e o clínico que acompanha o doente são algumas das recomendações dos peritos em doenças raras para a próxima década.
A ONU anunciou hoje ter registado 102 civis mortos, incluindo sete crianças, e 304 feridos desde o início da invasão russa da Ucrânia, mas alertou que os números reais "são consideravelmente" maiores.
Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) descobriu como os glóbulos vermelhos podem ajudar a prever risco de morte e de enfartes do miocárdio.
Brian Cox, Michael Keaton, Leslie Odom Jr., Lady Gaga, Michael Douglas e outros atores mostraram-se solidários com a Ucrânia, sob ataque da Rússia, durante a cerimónia de entrega dos prémios SAG em Los Angeles.
Vladimir Putin pretende realmente usar armas nucleares na sua guerra contra a Ucrânia? A escalada sem retorno parece distante da realidade do conflito, mas as ameaças fazem parte da lógica da tática recente do presidente russo, explicam especialistas ocidentais à agência francesa AFP.
O Presidente dos Estados Unidos vai manter hoje uma conversa telefónica com aliados e parceiros para debater "os desenvolvimentos" do ataque russo contra a Ucrânia e "coordenar uma resposta unida", declarou a Casa Branca.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje que "não há neste momento qualquer cidadão russo" em Portugal com visto 'gold' que faça parte da lista das pessoas sujeitas às sanções decididas por Bruxelas.
A participação no referendo constitucional que se realizou hoje na Bielorrussia, rejeitado pela oposição, atingiu 78,61%, de acordo com a Comissão Central de Eleições do país.
A Ucrânia iniciou hoje um processo contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ)), acusando Moscovo de planear um genocídio e apelando a uma intervenção para travar a invasão e ordenar à Rússia que pague indemnizações.
As novas sanções à Rússia, como a exclusão do sistema Swift e a interdição de companhias russas no espaço aéreo europeu "têm efeito imediato, com implementação nas próximas horas ou dias", disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou neste domingo, a pedido de países ocidentais, uma resolução para convocar amanhã, "em sessão extraordinária de emergência", a Assembleia Geral da ONU, a fim de que os seus 193 membros se pronunciem sobre a invasão à Ucrânia.
O comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, disse hoje que a União Europeia deve preparar-se para uma crise humanitária de "proporções históricas" na Ucrânia, que poderá levar a mais de sete milhões de deslocados.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia deram aval a um pacote de 450 milhões de euros para financiar o fornecimento de armas letais ao exército ucraniano, que luta contra a invasão russa, anunciou o chefe da diplomacia europeia.
A FIFA cancelou hoje a realização de jogos na Rússia, admitindo que as seleções de futebol do país joguem em campo neutro, sem espetadores e sem hino, e sob a designação da sua federação nacional e não do país.