A reposição salarial realizada em 2016 terá um efeito líquido de aumento da despesa de 257 milhões de euros no próximo ano e a atualização das pensões vai custar mais 187 milhões de euros em 2017.
O Bloco de Esquerda (BE) reconheceu hoje não concordar com a solução do Governo sobre o fim da sobretaxa de IRS, mas acrescentou que o acordo parlamentar que viabiliza o executivo do PS não foi "violado".
O líder parlamentar do PCP regozijou-se hoje com o aumento generalizado de pensões e reformas constante da proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), mas reiterou as limitações do Governo PS, nomeadamente face à função pública.
O Plano Nacional de Leitura (PNL), criado em 2006 para melhorar os níveis de literacia e de leitura dos portugueses, terá continuidade até 2026, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2017, entregue hoje no Parlamento.
A vice-presidente do CDS-PP Cecília Meireles defendeu hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2017 entregue no parlamento é caracterizada pela "instabilidade e aumento de impostos" e pelo "incumprimento de promessas".
O PSD definiu hoje a proposta de Orçamento do Estado (OE) do Governo do PS como um "pacote de impostos" que abarca "12 cargas" sobre os portugueses em áreas como os combustíveis, refrigerantes, casas ou mesmo balas de armas.
O regresso às 35 horas de trabalho semanal na função pública vai custar 25 milhões de euros aos cofres do Estado no próximo ano, sendo o setor da saúde responsável por mais de metade deste custo (19 milhões).
O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que o Governo tem "fortes expectativas" de que a Comissão Europeia fará uma "avaliação positiva" da execução orçamental este ano e da proposta do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).
O Governo espera gastar menos 170,6 milhões de euros com subsídios de desemprego e apoios ao emprego em 2017, segundo a proposta do Orçamento do Estado entregue hoje no parlamento.
Estas são as principais alterações no que respeita a impostos previstas na proposta de Orçamento do Estado de 2017 entregue hoje na Assembleia da República.
A proposta de Orçamento do Estado de 2017, entregue esta sexta-feira na Assembleia da República, prevê manuais gratuitos para o 1.º ciclo e mantém que a contratação no setor empresarial do Estado continua a ser excecional.
A proposta do Orçamento do Estado para 2017 prevê 11,955 milhões de euros para financiamento de infraestruturas, bilhética e frota em duas administrações portuárias e nas cinco empresas públicas de transporte ferroviário e rodoviário.
A despesa total consolidada para ciência, tecnologia e ensino superior prevista para 2017 é de 2.385,8 milhões de euros, mais 5,8% face a 2016, revela o relatório da proposta de Orçamento do Estado, hoje divulgado.
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aprovou hoje o Orçamento do país para 2017 sem o submeter à aprovação do parlamento, controlado pela oposição de centro-direita, aproveitando uma recente decisão judicial a seu favor.
Um golo de Luisão, no sexto minuto de descontos, permitiu hoje ao Benfica levar de vencida o 1.º de Dezembro, do Campeonato de Portugal, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol.
O secretário-geral do PS admitiu hoje que o grau de convergência de BE e PCP não é de 100% face ao Orçamento do Estado para 2017, mas que tal não inviabilizará a aprovação da proposta do Governo no parlamento.
O Governo vai transferir mais de 9,4 milhões de euros para os metropolitanos de Lisboa e do Porto e para as empresas de transporte fluvial Soflusa e Transtejo, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).
A Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) considerou hoje que a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2017 que aplica um novo aumento do imposto ao setor é "desproporcional, ineficaz e penalizador".
O orçamento previsto para 2017 para o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) vai ter menos 114,2 milhões de euros do que em 2016, estando-lhe destinados 20,4 mil milhões de euros.
A justiça terá uma despesa total consolidada de 1.313,3 milhões de euros, registando uma redução de 3,9 por cento face ao orçamento ajustado para 2016, conforme a proposta de Orçamento do Estado para 2017 entregue hoje no parlamento.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou hoje que abriu a caça ao contribuinte, com o Governo “a ir buscar dinheiro a todo lado” em impostos, na proposta para o Orçamento do Estado de 2017.
O Governo prevê gastar 378,5 milhões de euros em representação externa para 2017, um aumento de 1,1% face a 2016, e pretende uma “participação ativa" na ONU, segundo o Orçamento do Estado (OE) hoje apresentado.
O Governo vai atualizar o Indexante de Apoios Sociais (IAS) em 2017, congelado desde 2009, de acordo com o relatório da proposta de Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2017.
O Governo compromete-se com um défice estrutural de 1,1% do PIB em 2017, o que implica um ajustamento de mais de 1.100 milhões de euros (0,6 pontos percentuais), cumprindo a recomendação de Bruxelas.