O incêndio rural que deflagrou no sábado em Odemira já atingiu 10 mil hectares, mantendo ao início da noite de hoje duas frentes ativas e obrigando as autoridades a cobrir um perímetro de 50 quilómetros, segundo a Proteção Civil.
O incêndio que deflagrou na tarde de sábado no concelho de Odemira, distrito de Beja, destruiu a estrutura principal do alojamento de turismo rural Teima, cuja proprietária disse à Lusa ter pedido ajuda mas que ninguém apareceu.
O incêndio que deflagrou no sábado em Odemira, no Alentejo, cercou algumas habitações na freguesia de Odeceixe, em Aljezur, no Algarve, mas a situação está agora mais controlada, disse à Lusa o presidente da Junta.
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou hoje uma imagem que mostra a dimensão e violência do incêndio em Odemira, sul do país, e da onda de fumo que se desprende e é soprada em direção ao mar.
Com o “coração nas mãos” devido ao incêndio que lavra no concelho de Odemira, distrito de Beja, a população de um pequeno lugar teme as mudanças constantes da direção do vento e une esforços para combater as chamas.
O incêndio que lavra em Odemira entrou ao final da tarde de segunda-feira na zona norte do concelho de Monchique, no Algarve, obrigando à retirada de 18 pessoas das suas casas e de uma unidade de turismo rural.
O trabalho efetuado durante a noite de hoje no combate ao fogo rural que deflagrou no sábado em Odemira permitiu uma "estabilização do perímetro do incêndio", mas há ainda dois pontos críticos a motivar preocupação, segundo a Proteção Civil.
Cerca de 350 pessoas deslocadas por causa do incêndio que lavra no concelho de Odemira, no distrito de Beja, já foram acolhidas em duas estruturas de apoio criadas pela câmara municipal, revelou hoje o presidente do município.
Cerca de 1.400 pessoas foram já “deslocadas de forma preventiva” devido ao incêndio que deflagrou no sábado em Odemira (distrito de Beja) e que durante a tarde de hoje avançou 1.257 hectares por hora, segundo a Proteção Civil.
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, reconheceu hoje que o incêndio que lavra desde sábado neste concelho do distrito de Beja está numa situação "crítica, difícil e complexa", tendo já sido retiradas "cerca de 150 pessoas".
O trânsito está hoje cortado na Estrada Nacional (EN) 120 e com constrangimentos em duas estradas municipais na freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira (distrito de Beja), devido ao incêndio que lavra desde sábado, informou a GNR.
Três operacionais sofreram ferimentos ligeiros no combate ao incêndio que lavra desde sábado em Odemira e outros seis foram assistidos no local, anunciaram hoje as autoridades, dando conta de que cerca de 60 pessoas dormiram num centro de acolhimento.
A circulação na Estrada Nacional (EN) 120 está hoje com constrangimentos entre São Miguel e São Teotónio, em Odemira, devido ao incêndio rural que lavra desde sábado no concelho, informou o município.
Uma embarcação com seis ocupantes naufragou hoje na albufeira da barragem de Alqueva, no concelho de Moura, provocando dois feridos graves, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Cerca de 175 hectares de pinhal, eucaliptal e mato arderam e 20 colmeias foram destruídas pelo incêndio que deflagrou, na quarta-feira, no concelho de Almodôvar, distrito de Beja, revelou hoje o presidente da câmara municipal.
O incêndio que está a lavrar desde o início da tarde de hoje no concelho de Almodôvar (Beja) mobiliza 375 operacionais e 13 meios aéreos, segundo a página da Internet da Proteção Civil, consultada pela agência Lusa.
Vigília tem início pelas 20h00 desta segunda-feira e termina até às 11h30 de terça. Queixas de trabalhadores levou a esta ação de protesto junto da autarquia.
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o segundo mais fraco de quatro, está em vigor hoje, desde as 12:00, nos distritos de Évora, Setúbal e Beja, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
O Movimento de Defesa do Hospital de São Paulo, em Serpa (Beja), atribuiu hoje a morte de um utente esta madrugada ao encerramento do serviço de urgência da unidade durante a noite.
A produção de concentrados de cobre e zinco na mina de Neves-Corvo, sediada em Castro Verde, no distrito de Beja, deverá aumentar nos próximos três anos, estima a proprietária da empresa concessionária.
O programa que permite a dezenas de jovens serem “astronautas por um dia”, entrando a bordo de um voo de gravidade zero, volta a realizar-se este ano, sendo a nova edição lançada na segunda-feira.