O dirigente independentista catalão Carles Puigdemont anunciou hoje, a partir da Alemanha, que renuncia a tornar a ser o presidente da Catalunha e designou um recém-chegado à política, Quim Torra, como candidato à sua sucessão.
O Governo angolano manifestou hoje agrado por a Justiça portuguesa ter decido a transferência para Angola do processo que envolve o ex-vice-Presidente Manuel Vicente, arguido na 'operação Fizz'.
Imagens de radar mostram que uma montanha da Coreia do Norte foi levantada dois metros devido ao mais recente teste nuclear de Pyongyang, a 03 de setembro de 2017, segundo informação hoje divulgada.
A organização do Festival Eurovisão da Canção rescindiu hoje, “com efeitos imediatos”, a parceria com o canal chinês Hunan TV, por este ter censurado a exibição de duas atuações durante a primeira semifinal do concurso.
A maioria de esquerda convergiu hoje na necessidade de incluir as profissões liberais, como os advogados, no impedimento dos titulares de cargos políticos ou públicos, incluindo deputados, em participarem em concursos com o Estado.
O primeiro Exercício Nacional de Cibersegurança, que testou durante dois dias o “grau de preparação” de várias entidades a um ciberataque foi “uma prova largamente superada”, disse hoje o almirante António Gameiro Marques, no final do exercício.
O BE apresentou hoje um projeto de lei para reforçar os poderes das comissões parlamentares de inquérito no acesso a dados bancários, querendo ainda que o Banco de Portugal divulgue anualmente os grandes devedores em incumprimento do sistema bancário.
O ex-presidente da Câmara de Gondomar Valentim Loureiro refutou hoje a acusação do Ministério Público de benefício à mãe de dois filhos seus ao arrendar apartamentos desta no Porto para acolher estudantes que a autarquia suportou entre 2001 e 2013.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, minimizou hoje as conclusões de um relatório sobre os impactos ambientais na construção do futuro aeroporto do Montijo, referindo que “são ultrapassáveis e passíveis de ser mitigados”.
As duas estruturas sindicais dos médicos que convocaram a greve de três dias que hoje termina acusaram o Governo de não negociar com os médicos e pediram que o parlamento interceda no processo.
O Irão “não quer novas tensões” no Médio Oriente, afirmou hoje o Presidente iraniano, Hassan Rohani, numa conversa telefónica com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sem mencionar os ataques israelitas na Síria.
O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) considerou hoje que será reduzido o impacto financeiro no banco público da proposta que está no Parlamento e que poderá obrigar os bancos a refletirem nos contratos de crédito à habitação os valores negativos das taxas Euribor.
O Bloco de Esquerda vai entregar hoje no parlamento um requerimento para chamar o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a prestar esclarecimentos sobre os concursos externos deste ano, debaixo de fortes críticas sindicais e acusações de ilegalidades.
O Conselho de Estado vai reunir-se no dia 28 de maio, para analisar a situação internacional, com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, como convidado, confirmou à agência Lusa fonte oficial da Presidência da República.
O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, disse hoje que o banco não aceita ser discriminado negativamente e ser o único a ser solicitado os dados dos maiores devedores.
Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções contra uma rede de financiamento dos Guardas da revolução, o exército de elite do regime iraniano, através de transferência de divisas entre os Emirados Árabes Unidos e o Irão.
O presidente da Comissão de Política Externa e Segurança Nacional do parlamento iraniano garantiu hoje em Lisboa que "o Irão continua vinculado ao acordo nuclear enquanto a Europa assumir os seus compromissos".
O ministro da Economia afirmou hoje estar "muito confortável" com o pedido de auditoria ao ministério que tutela, feito pelo CDS-PP, salientando que é um "equívoco" mencionar o seu nome como tendo sido assessor de Manuel Pinho.
O grupo CGD reduziu em 250 o número de trabalhadores em Portugal no primeiro trimestre deste ano, segundo os resultados hoje divulgados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O secretário-geral da ONU pediu hoje uma “suspensão imediata de todos os atos hostis e provocações de forma a evitar uma nova conflagração” no Médio Oriente perante a escalada militar israelo-iraniana verificada nas últimas horas na Síria.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje, em Florença, um orçamento da União Europeia pós-2020 mais ambicioso e mais justo do que aquele proposto pela Comissão Europeia e disse esperar que Portugal encontre “aliados” nas negociações.
O ministro Azeredo Lopes afirmou hoje que as relações com Angola no domínio da Defesa são “excelentes” e disse que aquele país representa um parceiro importante, "muito antigo e muito amigo" na projeção externa da Defesa Nacional.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje tomar “muito boa nota” da decisão da justiça portuguesa de enviar para Angola o processo do ex-vice-presidente angolano, afirmando que a relação bilateral poderá agora passar para “o nível mais alto”.
O Tribunal na Relação de Lisboa considerou hoje que a aplicação da lei da amnistia aos factos imputados ao ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, no processo Operação Fizz, "não põe em causa a boa administração da justiça".