Duas associações de produtores de pesca do cerco defenderam hoje o aumento dos limites de captura de sardinha, alegando que as medidas de contenção do esforço de pesca “podem ser atenuadas sem pôr em causa a sustentabilidade do recurso”.
O especialista em direito europeu Miguel Poiares Maduro assegura que a “única hipótese” do Reino Unido neste momento é pedir um adiamento do ‘Brexit’ e realizar eleições para o Parlamento Europeu (PE).
O Ministério da Saúde esclareceu hoje que os médicos não são abrangidos pelo diploma que permite aos hospitais substituir, sem autorização prévia das Finanças, trabalhadores ausentes porque estão sujeitos a um regime de contratação específico.
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que "por enquanto" não há registo de portugueses entre as vítimas do tiroteio que ocorreu hoje em Utrecht, na Holanda.
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, reafirmou hoje ao Presidente da República que o "Governo se transformou numa direção de campanha do PS", criticando o trabalho do atual executivo por, neste momento, ser apenas "pré-eleitoral".
A explosão de um meteorito em dezembro de 2018 na atmosfera terrestre foi dez vezes mais potente do que explosão da bomba atómica lançada sobre Hiroshima, Japão, em 1945, estimou hoje a agência espacial norte-americana NASA.
O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem de condolências ao rei dos Países Baixos, vincando o "firme repúdio" pelo "ignóbil atentado" que foi o tiroteio em Utrecht, na Holanda.
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje, em Bruxelas, que “até agora não há registo de cidadãos portugueses mortos, feridos ou em situação de perigo” devido à passagem do ciclone Idai em Moçambique, mas “várias dezenas perderam casas e bens”.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recusou-se hoje a fazer "desenhos prévios" das duas "batalhas eleitorais" deste ano, mas garantiu que os comunistas continuam "disponíveis para dar uma contribuição à luz do interesse nacional".
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje em Maputo que o número de mortes devido ao ciclone Idai, no centro de Moçambique, poderá ultrapassar as mil, assinalando que "o país vive um verdadeiro desastre humanitário de grandes proporções".
Dezassete cães foram drogados e largados em descampados no concelho de Loures, no distrito de Lisboa, disse hoje à Lusa a presidente da associação de defesa dos animais “Chão dos Bichos”, Ana Sousa.
A Cruz Vermelha Portuguesa disponibilizou hoje 5.000 euros do Fundo de Emergência destinado a catástrofes e está a recolher donativos para as respostas humanitárias da congénere moçambicana na Beira, centro de Moçambique, após a passagem do ciclone Idai.
A líder do CDS-PP relativizou o despacho de hoje para a contratação de profissionais de saúde para substituir saídas definitivas, sem autorização do Governo, afirmando que “é pouco” para as necessidades e criticou a exclusão dos médicos.
O ministro do Ambiente acusou hoje o anterior executivo PSD/CDS-PP de nada ter feito em relação a medidas para proteção do ambiente, salientando o “oportunismo” de alguns durante a manifestação estudantil contra as alterações climáticas.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, convocou hoje as principais autoridades de segurança, após a polícia não ter conseguido conter os distúrbios ocorridos durante os protestos do movimento "coletes amarelos" em Paris, no fim de semana.
O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou hoje duas centrais termoelétricas na Crimeia nas celebrações do quinto aniversário da reunificação da península com a Rússia, considerada uma anexação pela Ucrânia e pela generalidade dos países ocidentais e aliados.
O ministro do Ambiente e da Transição Energética garantiu hoje que os utentes vão ter transportes públicos em número suficiente com a criação do passe único já em abril, salientando não estar preocupado com o aumento da procura.
O passe Navegante Família só vai estar disponível em julho, avançou hoje o presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Fernando Medina, precisando que o atraso se deve a “questões técnicas”.
Um avião com ajuda alimentar da ONU desembarcou no domingo na cidade da Beira, centro de Moçambique, para o apoio às vítimas do ciclone Idai, disse hoje à Lusa a representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) em Moçambique.
Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de dez anos.
Nos últimos 43 anos os presidentes da República Portuguesa entregaram 17 066 condecorações. Até hoje só três titulares as perderam, mas é provável que o número venha a aumentar; basta que os tribunais confirmem as acusações de que os homenageados são alvo. Um grupo onde se encontram nomes como Zeina
A Ordem dos Médicos acusa o Governo de discriminação ao impedir que os profissionais desta classe sejam substituídos sem autorização prévia do Ministério das Finanças, quando abriu essa possibilidade aos restantes trabalhadores de saúde.
A Universidade Nova de Lisboa está a fazer uma radiografia da presença das mulheres em cargos de decisão da instituição para apresentar medidas que garantam a igualdade de género, revelou à Lusa a vice-reitora.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu hoje que as vítimas de violência doméstica podem contar com a GNR como sendo a sua “primeira voz” e a sua “proteção amiga” diariamente.