Lisboa, 05 dez 2020 (Lusa)- A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) exigiu hoje do Governo o pagamento de retroativos por uma atualização salarial ocorrida em 2010 que deixou de fora durante 20 meses dois mil agentes principais, a quem os tribunais deram razão.
O Governo divulgou hoje as medidas de contenção da pandemia de covid-19 que deverão ser fixadas ao longo do próximo mês, incluindo o que está previsto para a época do Natal e no Ano Novo.
A cápsula de uma sonda japonesa que iniciou a sua missão há seis anos para recolher amostras de um remoto asteroide aterrou hoje no sul da Austrália, confirmou a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).
A Ryanair lamenta que o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) não tenha reunido consenso em torno de um acordo com a companhia, referindo que, por esse motivo, teve de avançar para um despedimento coletivo.
A Itália registou 662 mortes por covid-19 e 21.052 novas infeções nas últimas 24 horas, um decréscimo face aos últimos dias, informaram hoje as autoridades italianas, realçando, porém, que o país também realizou menos testes de diagnóstico.
Na Área Metropolitana de Lisboa (AML) apenas quatro concelhos, Almada, Barreiro, Lisboa e Loures, continuam com "risco muito elevado" de contágio pelo novo coronavírus, mantendo o recolher obrigatório às 13:00 nos dois próximos fins de semana.
O primeiro-ministro afirmou hoje que é essencial manter em vigor medidas de prevenção da covid-19 até que 60 a 70% da população se encontre vacinada, já que só nessa altura se considera haver imunização coletiva.
O jornalista Pedro Camacho, antigo diretor de informação da Lusa e atualmente à frente da Direção de Inovação e Novos Projetos, morreu hoje aos 59 anos, vítima de covid-19, depois de várias semanas internado no Hospital de Cascais.
O Governo vai intensificar a campanha nos órgãos de comunicação social para que os portugueses percebam a forma como se transmite o novo coronavírus e assim as famílias possam organizar o Natal, anunciou hoje o primeiro-ministro.
A manifestação realizada hoje em Paris para protestar contra um controverso projeto-lei sobre "segurança global" avançado pelo Governo francês degenerou em vários incidentes violentos, existindo relatos de vários veículos incendiados, segundo avançou a agência France-Presse (AFP).
A semana entre os dias 29 de novembro e hoje registou a maior descida na variação semanal de novos casos de covid-19 desde outubro, segundo indicou o primeiro-ministro, que justificou assim a continuidade das medidas restritivas em vigor.
O Governo revogou hoje o decreto-lei relativo às atividades de apoio ocupacional aos deficientes graves e criou um centro de atividades e capacitação para inclusão de pessoas com deficiência, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.
O Papa Francisco reestruturou a unidade de informação financeira e combate ao branqueamento de capitais da Santa Sé na sequência de vários escândalos, incluindo uma investigação interna de corrupção em curso, afirmaram hoje funcionários do Vaticano.
A candidata presidencial Ana Gomes afirmou hoje que a campanha eleitoral está condicionada por muitas restrições, entre as quais a indefinição do atual Presidente da República em assumir a sua recandidatura para se “furtar ao debate”.
O número de infetados no surto de covid-19 nos bombeiros de Évora subiu para oito, após confirmada a infeção em mais dois elementos da corporação, estando o serviço a ser assegurado pelos restantes, disse hoje o comandante.
A vila açoriana de Rabo de Peixe, sujeita a uma cerca sanitária, registou 86 casos positivos do novo coronavirus, resultante de 2.436 testes rápidos realizados nas últimas 24 horas, anunciou hoje o diretor regional da Saúde dos Açores.
A administração do Hospital de Santarém suspendeu a realização de testes ao novo coronavirus durante este fim de semana, anunciando que as colheitas serão retomadas segunda-feira numa estrutura montada para esse efeito junto das suas instalações.
O primeiro-ministro anuncia as medidas de combate à covid-19 que vão vigorar nas próximas semanas, incluindo no Natal, enquadradas pelo decreto presidencial que já aponta como previsível que este estado de exceção se prolongue até 7 de janeiro.
As vacinas são uma ferramenta relevante na luta contra a covid-19 e permitem vislumbrar o fim da pandemia, mas todos os outros esforços continuam a ser necessários, defendeu hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dezenas de milhares de manifestantes concentraram-se hoje na Praça da Liberdade de Erevan, capital da Arménia, exigindo a renúncia do primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, culpabilizado pela derrota do país na guerra com o Azerbaijão.